Comércio adequado à nova realidade de consumo

Transformação do setor para o modelo digital exigiu agilidade e capacitação de pessoas

O comércio precisa se adaptar à nova realidade pandêmica e digital, segundo as principais entidades do setor do Rio e de São Paulo. Esse foi o tema das falas que abriram o segundo dia do evento Pensar Brasil – Diálogo sobre trabalho, que aconteceu no Museu do Amanhã, zona portuária do Rio de Janeiro, e teve transmissão online no site https://www.pensarbrasil.com.br/.

Na oportunidade, o presidente da Fecomércio-RJ, AntonioFlorencio, e o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo e deputado federal (PL-SP), Luiz Carlos Motta, contaram como foi a transformação no setor nos últimos anos, por conta da Covid-19 e a migração forçada para o digital.“Fizemos uma pesquisa e 76% das empresas não tinham comércio eletrônico, antes da pandemia. As micro e pequena empresas só aguentariam ficar fechadas por 15 dias, com o lockdown”, explicou Florencio. Por conta disso, diz ele, a Fecomércio criou uma plataforma de comércio eletrônico em duas semanas. “Temos que ver esse período como uma oportunidade. Há uma oferta enorme de postos de trabalho em tecnologia, por exemplo.”

Para tentar suprir essa lacuna, a Fecomércio começou um programa de capacitação de mão de obra mirando os jovens das comunidades cariocas. “Quando pensamos em comunidades no Rio, pensamos em violência. Mas devemos lembrar que 99% dos moradores de comunidade é gente de bem. E temos que trabalhar com esses”, contou, lembrando da responsabilidade do setor em relação à produção de emprego e renda. “Cerca de 80% dos jovens no Brasil entram no mercado de trabalho pelo comércio. Temos nossa responsabilidade em lapidar essa personalidade, em ética, em objetivos. Queremos exercer essa missão com eficiência.

Fazendo ressalvas à reforma trabalhista de 2017, o deputado Luiz Carlos Motta insistiu que, apesar da retratação da economia e do aumento do desemprego no Brasil dos últimos anos, havia números recentes a se comemorar. “Houve um aumento no comércio eletrônico de 41%. Além disso, houve teletrabalho, trabalho remoto, trabalho à distância. Houve novas formas de relação de trabalho.” Ele também lembrou que, em ano eleitoral, o evento Pensar Brasil era importantíssimo por valorizar o principal ativo que anda em falta: o diálogo. “Devemos sair daqui do Museu do Amanhã otimistas com o futuro.”