Comissão de Ética e Disciplina do Sindilegis é empossada; Olavo Ribeiro é escolhido presidente

Nesta sexta-feira (1º), os seis membros eleitos para a Comissão de Ética e Disciplina do Sindilegis – três eleitos e três suplentes – foram empossados oficialmente pela diretoria do Sindilegis, em reunião no formato virtual, devido à pandemia ainda instalada de coronavírus.

Foram eleitos para compor o Conselho os servidores da Câmara dos Deputados Sebastião Magalhães e Vania Nunes (titular e suplente); do Senado Federal Olavo Ribeiro e Raimundo Cardoso (titular e suplente); e do TCU Marcos Valério e Roberto Correia (titular e suplente). A Comissão de Ética e Disciplina é o primeiro órgão criado dentro do Sindilegis para examinar previamente representações apresentadas contra seus filiados.

Na ocasião da posse, também coube aos membros elegerem quem entre todos ocuparia as vagas de presidente, 1º vice-presidente e 2º vice-presidente. Como critério de votação mais justo, determinado por todos, os conselheiros optaram para presidente o mais votado e assim sucessivamente. Desta forma, Olavo Ribeiro foi eleito presidente; Marcos Valério, 1º vice-presidente; e Sebastião Magalhães, 2º vice.

Entre as principais deliberações do Conselho de Ética e Disciplina ficou acordada a construção do Código de Ética do Sindilegis, cujas regras balizarão o processo de trabalho da comissão. O documento, inclusive, já se encontra com uma proposta, redigida pelo suplente Roberto Correia, datado da época que o Conlegis referendou a decisão de se criar o Conselho de Ética.