Conferência dos trabalhadores legislativos da América Latina acontecerá pela primeira vez no Brasil, com apoio do Sindilegis

A Confederação dos Trabalhadores Legislativos das Américas e do Caribe (CONTLAC) realiza seu congresso pela primeira vez em Brasília. O evento acontece entre 23 e 25 de abril e celebra dez anos da entidade. O Sindilegis é um dos apoiadores do evento; inclusive, foi graças à articulação do Sindicato que o evento será realizado pela primeira vez em solo brasileiro, que já foi sediado no México, na Argentina e outros países. O encontro é aberto ao público, confira a programação completa clicando aqui e participe!

Representantes de 11 países estarão reunidos com o objetivo de debater temas basilares para os trabalhadores legislativos, como direitos sindicais, combate à violência laboral, negociação coletiva, saúde dos trabalhadores, tecnologia na militância sindical e muito mais.

Estarão presentes na Conferência representantes dos seguintes países da América Latina: Argentina, Chile, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Paraguai, Equador, Peru e Uruguai.

A CONTLAC é uma federação sindical de âmbito internacional e regional, que representa centenas de milhares de trabalhadores atuantes nos poderes legislativos do continente. Seu objetivo é fortalecer a organização sindical desses profissionais, bem como contribuir ativamente para a resolução de desafios comuns enfrentados por legislaturas, assembleias, congressos e demais instituições deliberativas das Américas e do Caribe.

Veja abaixo a programação do CONTLAC. Em breve, mais informações sobre o evento e sobre a programação serão divulgadas.

Terça-feira (22)

  • 15h: Encontro da rede de mulheres legislativas sindicalistas das Américas e do Caribe.

Quarta-feira (23)

  • 9h: Abertura com Alison Souza, presidente do Sindilegis, Norberto Di Próspero, presidente da CONTLAC, e outros representantes da entidade e do Congresso Nacional, no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU.

Participantes: Norberto Di Prospero (Argentina); Alison Souza – Sindilegis (Brasil); Nicolás Vera Montoya (Argentina); Maritza Chaves (Costa Rica).

  • 10h30 às 12h30: Mesa de debate: “Negociação coletiva na Administração Pública: experiências das Américas e do Caribe”, no Auditório Pereira Lira, na sede do TCU.

Participantes: Federico Davila (Argentina); Julio Fuentes (Argentina); Norberto Di Prospero; João Domingos (Brasil); Zilmara Alencar – Conecta (Brasil); Maritza Chaves.

  • 16h às 17h: Visita guiada ao Congresso Nacional e acompanhamento de sessões deliberativas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Quinta-feira (24) – Auditório do Interlegis, no Senado

  • 9h às 12h: Balanço por país de 10 anos de CONTLAC.

Participante: Nicolás Vera Montoya (Argentina).

  • 12h às 13h: Mesa “Interseccionalidade e Equidade Trabalhista: 1º congresso de trabalhadores afro na América Latina e no Caribe”.

Participantes: Norberto Di Prospero; Federico Davila (Argentina); Tamara Barbará (Argentina); João Domingos; Luis Andre (Brasil); Cristina Aguiar Ferreira (Brasil); Mônica Ramos – Sindilegis (Brasil).

  • 15h às 17h: Tema do dia: “Trabalhadores legislativos frente aos movimentos antidemocráticos nas Américas e no Caribe. Brasil: Trump, Milei, Canal do Panamá”, com Alison Souza, presidente do Sindilegis, como debatedor.

Participantes: Luis Alarcon (Guatemala); Alison Souza – Sindilegis; Karina Connell (Panama); Norberto Di Prospero.

Sexta-feira (25) – Auditório do Interlegis, no Senado

  • 9h às 11h: Convenção 190 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) – Rede de Mulheres.

Participantes: Gladys Benitez (Argentina); Natalia Gomez (Argentina); Maritza Arias Chaves.

  • 11h às 13h: Rumo à secretaria da Juventude 2026: Experiências positivas.

Participantes: Maria Fernanda Vasquez Cifuentes (Guatemala) e Stéfano Cadiboni (Argentina).

  • 15h às 16h: Curso de formação sindical e biblioteca de capacitação/ Ação social, turismo e esportes.

Participantes: Enrique Romero (Uruguai); Jose Carlos Hernandez (México); Nicolás Vera Montoya; e
Elizabeth Cangas (Chile).

  • 16h às 17h: Conclusões e resoluções.

Compartilhe:

Veja também: