Na tarde de sexta-feira (25), no auditório do Interlegis, as delegações da América Latina e Caribe concluíram as atividades do Congresso da Confederação de Trabalhadores Legislativos da América Latina e Caribe (Contlac), com uma oficina de formação sindical e biblioteca de capacitação.
A programação foi iniciada com uma apresentação de Paulina Maturana, da delegação chilena, sobre a importância da formação sindical. Ela destacou que a preparação ética e técnica dos representantes é fundamental para garantir uma atuação responsável e eficaz, abordando ainda temas como saúde ocupacional e o papel estratégico da conscientização das bases. “Não se faz transformação sozinho, é através do coletivo”, reforçou Paulina.
Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos temáticos: o primeiro grupo, voltado para cultura, esporte e turismo, apresentou experiências como a Copa e o Sarau organizados pelo Sindilegis, que se consolidaram como referência de integração. Já o segundo grupo, dedicado à capacitação e informação, propôs a criação de cursos digitais e bibliotecas de conhecimento, anunciando ainda a ampliação da Secretaria de Capacitação da Contlac, agora com a participação do Brasil, Peru e Guatemala.
Durante as declarações finais, os delegados reafirmaram seu compromisso com a defesa dos direitos trabalhistas em toda a região, manifestaram apoio aos trabalhadores legislativos do Panamá e expressaram preocupação com a transição para o sistema bicameral no Peru, além de destacarem a luta dos trabalhadores argentinos pela proteção do poder aquisitivo diante da situação econômica do país. Também aprovaram uma moção de apoio à soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas.
Em homenagem ao Papa Francisco e seu legado em defesa dos trabalhadores, o Congresso da Contlac foi batizado com seu nome: Jorge Mário Bergoglio.
O presidente do Sindilegis e do Congresso deste ano, Alison Souza, agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a qualidade dos debates: “Tenho certeza de que sairemos daqui revitalizados, sempre acreditando num futuro melhor para nossos trabalhadores e para nossa sociedade.”
As atividades foram encerradas com a leitura da ata oficial do Congresso e um coquetel de confraternização na sede do Sindilegis, selando o compromisso de integração e fortalecimento sindical entre os países latino-americanos e caribenhos.





