Congresso Nacional faz exposição especial aos 700 anos da morte de Dante Alighieri

Evento presta homenagem ao pai da língua italiana após 700 anos de sua morte

 

O Congresso Nacional inaugurou nesta terça-feira (19) a exposição “Dante 700 anos: os olhos de Beatriz”, homenageando a vida do autor italiano que escreveu a famosa “A Divina Comédia”. A mostra é realizada no Salão Negro do Congresso e conta com a presença de obras visuais e traduções raras do maior conto do poeta. A iniciativa faz parte da 21ª Semana da Língua Italiana no Mundo e honra os 700 anos da morte de Dante, uma realização conjunta da Câmara dos Deputados com a Embaixada da Itália.

A Divina Comédia narra uma surpreendente viagem de Dante pelos três reinos dos mortos, o inferno, purgatório e paraíso, para conseguir conquistar sua amada Beatriz. No inferno e no purgatório, é acompanhado pelo poeta Virgílio e no paraíso, por sua musa inspiradora. A obra é considerada como a base da língua italiana e um dos livros mais importantes e influentes em toda a história da literatura, permitindo que a genialidade de Dante permaneça presente até os dias atuais.

“Celebrar Dante é mais do que necessário. Estamos muito gratos à Embaixada da Itália por isso”, disse Rodrigo Pacheco, presidente do Senado em seu discurso durante a inauguração da mostra.

O espectador é convidado a fazer uma excursão pelos três reinos que Dante passa no poema. A visitação ocorre às segundas, quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h (horários de Brasília) mediante agendamento prévio pelo telefone (61) 3216-1770.

Compartilhe:

Veja também: