Com a chegada das eleições para a Comissão de Ética e Disciplina do Sindilegis, marcadas para o dia 14 de abril, o Sindicato apresenta ao público os candidatos que vão disputar o pleito. Conheça abaixo um pouco mais os concorrentes.
Câmara
Ruben Gustavo Hentges

Nasceu em Santa Catarina, tem 58 anos e é formado em Ciências Contábeis pela UFPR, com pós-graduação em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela FGV. Ingressou no serviço público em 1986, sendo oficial do Exército Brasileiro. Entrou na Câmara dos Deputados em 2011 no cargo de analista legislativo, e desde então está lotado na Secretaria de Controle Interno na função de auditor interno: “O meu objetivo ao concorrer ao Conselho de Ética e Disciplina é poder contribuir de forma ativa com a observância dos preceitos éticos e disciplinares que devem ser observados pelo Sindicato, seus dirigentes e integrantes”.
TCU
Afonso Velez da Silva

Tem 66 anos e é servidor aposentado do TCU. Nos últimos 23 anos, esteve na Corregedoria da Corte. Também teve passagens pelo Almoxarifado, Informática e Dipag: “O meu objetivo ao concorrer ao Conselho de Ética e Disciplina é poder contribuir com a Diretoria e associados nas orientações sobre a ética e a conduta no Sindicato”.
Sérgio Honorato dos Santos

Nasceu em São Paulo e é aposentado do TCU. É formado em Direito pela UCAM e Pós- Graduado em Políticas Públicas pela UFRJ/FCC. É Membro do Instituto dos Auditores Internos do Brasil – IIA/Brasil; Membro do IBPEA/RJ; consultor; autor de 13 livros e tem mais de uma centena de artigos doutrinários publicados em boletins, revistas e sites de Direito Administrativo.
Senado
Tomaz de Aquino Pereira Rodrigues

Nasceu em Tocantins, tem 70 anos e é servidor aposentado do Senado. Ingressou no serviço público em 1978, na Câmara dos Deputados, e em 1989 entrou no Senado, onde se aposentou. É advogado, membro-relator da Secretaria de Instrução do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/DF e membro-julgador da 10ª Turma Disciplinar do Tribunal de Ética da Ordem até 2027: “O meu objetivo ao concorrer ao Conselho de Ética e Disciplina é analisar e emitir parecer opinando pela admissibilidade ou arquivamento de representação contra associados”.
Hamilton Costa

Nasceu no Maranhão, tem 60 anos e é aposentado do Senado desde 2019. Ingressou no serviço público em 1995: foi secretário de Comissões Mistas e Permanentes do SF e trabalhou na chefia de Gabinete de Senador e no Serviço de Tradução e Interpretação da Casa. Hamilton é graduado em tradução na Universidade de Brasília e em 2024 começou uma nova graduação, novamente na UnB, pelo vestibular 60+ para o curso de licenciatura em inglês: “Pretendo contribuir para que o Sindicato possa prestar um serviço de qualidade para os filiados, principalmente nas questões que envolvam a melhoria de suas carreiras. Além disso, vou buscar garantir um Sindicato justo e representativo de todos os servidores que buscarem assistência nas diversas áreas de atuação.”
Comissão
A Comissão de Ética e Disciplina é formada por três membros efetivos: um da Câmara, um do Senado e um do TCU, possuindo três suplentes, também um de cada Casa. Os eleitos exercerão mandato de duração idêntica ao da Diretoria do Sindilegis, vedada a reeleição. O mandato da nova Comissão de Ética será para o triênio 2025/2028.
A votação vai acontecer de forma híbrida no dia 14 de abril, entre 10h e 16h. Saiba mais clicando aqui.
(Matéria em atualização)