Conheça Roberto Guimarães: servidor aposentado que fundou a ASA/CD e se dedica a ajudar os colegas da Câmara

Servidor aposentado da Câmara dos Deputados é um dos homenageados do Gente que Inspira

As belas paisagens naturais de João Pessoa deram lugar às curvas bem traçadas da capital do País. Foi em 1965 que Roberto de Medeiros Guimarães deixou o mar da Paraíba para começar uma nova vida em Brasília. Naquela ocasião, aos 30 anos, ainda atuando como membro das Forças Armadas, ser servidor do Legislativo parecia uma realidade distante. Hoje, aos 85 anos, ele olha para trás recordando os trabalhos que realizou como servidor da Câmara dos Deputados. O que parecia distante na juventude tornou-se real e, hoje, ele pode se orgulhar de ser “Gente que Inspira”.

“Honestidade, correção, atitude e respeito à coisa pública”. É dessa forma que Roberto Guimarães resume a sua atuação como servidor público, voltada sempre para a área financeira e de contabilidade. Formado em Ciências Contábeis, entrou em exercício na Câmara dos Deputados em 1971, primeiro como auxiliar administrativo e, em seguida, como contador, sendo o primeiro servidor a ocupar esse cargo recém-criado na Casa. Sempre atuando com rigor e responsabilidade diante da coisa pública, tornou-se chefe de seção, diretor da área de contabilidade e, por fim, respondia pelo Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade da Câmara, quando se aposentou.

A aposentadoria, em 1991, não significou descanso para Roberto, tampouco trégua da rotina agitada, mas trouxe novos desafios e enfrentamentos. “Aqui começou a luta, da vontade de ajudar os colegas aposentados”, afirmou. Diante da necessidade em manter a interlocução com a administração da Câmara dos Deputados, mesmo após o fim do ciclo como servidor ativo, e de preservar o vínculo entre os colegas aposentados, fundou a Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara dos Deputados (ASA/CD), onde atua, hoje, como presidente do Conselho Fiscal. “Uni-me a outros colegas aposentados para fundar a ASA/CD. Hoje, 29 anos depois, é uma associação que dar voz aos aposentados e pensionistas da Câmara. É um importante canal de comunicação, de defesa dos direitos e de estreitamento de laços entre os aposentados. Dedicamos grande parte de nossas vidas ao nosso trabalho, à Câmara dos Deputados e, mesmo após a aposentadoria, continuamos, sim, a fazer parte dessa engrenagem”.

A entrega e doação ao trabalho e ao serviço público fizeram de Roberto uma inspiração. Porém, não é só profissionalmente que ele se destaca. Ao lado de sua primeira esposa, Maria de Lourdes, que faleceu vítima de doença pulmonar, teve cinco filhos – Roberto, Luís Rodrigo, José Ricardo, Rômulo e Valéria -, que o deram a graça de se tornar avô de dez netos e um bisneto. Hoje, divide os seus dias com a doce Maria Júlia, sua companheira há 15 anos e também servidora aposentada da Câmara. Rodeado de incontáveis amigos e admiradores, Roberto Guimarães é uma unanimidade. Não há quem não se inspire com seu caráter irrefutável, retidão, seus princípios e o jeito familiar de conduzir a sua vida com gentileza e de maneira sempre amigável. Foi com esse temperamento afável, atencioso, e sempre acompanhado de um sorriso acolhedor, que Roberto recebeu a merecida homenagem como Gente que Inspira e decretou: “Tenho orgulho do trabalho que fiz como servidor público. O servidor público é um autêntico brasileiro”.

Compartilhe:

Veja também: