Conselheiros da Funpresp se debruçam para finalizar o primeiro planejamento estratégico da entidade

Nesta quinta (24) e sexta-feira (25), os membros dos conselhos, dos comitês e da diretoria executiva da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) estiveram reunidos para finalizar o planejamento estratégico da instituição 2015/2019. Este é o terceiro encontro realizado pela Funpresp com esta finalidade.

O objetivo do planejamento estratégico é mapear ações para os próximos quatro anos e prospectar o ambiente externo de atuação. Além disso, os integrantes da Funpresp irão avaliar o Mapa Estratégico que foi montado para a entidade, que engloba missão institucional, futuro desejado e os valores que norteiam as ações da Fundação.

De acordo com o diretor-presidente da Funpresp, Ricardo Pena, com o planejamento estratégico a Fundação almeja desenhar as perspectivas futuras na conjuntura econômica e os passos que devem ser dados para garantir uma excelente gestão dos fundos.

“Buscamos entender o estágio atual, os desafios e as perspectivas de crescimento da Fundação. Esse processo foi dividido em três etapas, exatamente para dar mais densidade e encorpar mais as discussões sobre o Planejamento Estratégico e construí-lo de forma participativa, para que depois a decisão possa dar cabo das ações mais aplicadas no dia a dia da Fundação, com vistas a perseguir esses objetivos estratégicos nos próximos quatro anos”, declarou o diretor-presidente.

Ele também esclarece que após esse estágio inicial de criação do planejamento estratégico, novas reuniões anuais serão feitas para possíveis atualizações do plano. “A ideia é que fechemos agora esse processo, que segue para o Conselho Deliberativo – a instância superior da Fundação – responsável por examinar e deliberar. Anualmente, daqui até 2019, pretendemos fazer seminários de avaliação e acompanhamento do planejamento estratégico”, elucidou.

O secretário-geral do Sindilegis e conselheiro fiscal da Funpresp, Márcio Costa, é um dos atores envolvidos na construção o planejamento. De acordo com ele, a preocupação dos integrantes da Fundação foi garantir que o plano contemplasse o ambiente macro, sempre voltado para o bem do coletivo e algumas diretrizes como responsabilidade social e ambiental.

“Esse seminário é muito importante porque foi possível, com credibilidade, construir a missão da Funpresp, seus valores, seus objetivos estratégicos, que são de suma importância para sua governança e para ampliação da interação dos participantes com o Fundo”, declarou Costa.

Os envolvidos no processo devem entregar a minuta do plano ainda nesta sexta-feira para a Diretoria Executiva da Funpresp.