Controle das contas públicas será discutido em Congresso Internacional de Auditores do TCU, em Maceií

No ano em que o controle das contas públicas está sob os holofotes, os auditores do Tribunal de Contas da União se preparam para realizar o seu 1º Congresso Internacional – e 6º a nível nacional. O evento, promovido pela União dos Auditores Federais de Controle Externo (AUDITAR) e patrocinado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), acontecerá em Maceió (AL) entre os dias 23 e 25 de maio, com o tema “O TCU e a sociedade – qual o papel dos auditores?”.

A cerimônia de abertura contará com a presença dos Ministros do TCU Augusto Nardes e Marcos Bemquerer; do Governador de Alagoas, Renan Filho; do Prefeito de Maceió, Rui Palmeira; do Conselheiro-Presidente do TCE-AL, Otávio Lessa; dos Procuradores Júlio Marcelo, do Ministério Público junto ao TCU, e Rafael Alcântara, do Ministério Público junto ao TCE-AL; e da Deputada Nacional da República Argentina, Carla Pitiot.

A programação conta com painéis sobre temas de grande relevância, como estratégias de cooperação internacional para o combate à corrupção; o futuro da Previdência no Brasil, com a participação de Antônio Carvalho, Conselheiro Deliberativo da PREVI, e Leonardo Rolim, Consultor da Câmara dos Deputados e Ex-secretário de Políticas de Previdência Social; as perspectivas de controle na governança pública; as repercussões dos acordos de leniência na esfera do controle externo (http://goo.gl/LJzYoo), cujas novas regras estão prestes a serem votadas no Senado; e o papel do controle externo na promoção da acessibilidade.

O objetivo, segundo os organizadores, é fomentar debates e discussões científicas para a carreira sobre temas afetos ao controle externo e à importância dos auditores para o aprimoramento do Tribunal.

“O Congresso é um ambiente qualificado de interação dos auditores federais de controle externo e um importante instrumento de definição do pensamento dos auditores sobre temas relevantes para a categoria, no intuito de apresentar propostas para a sociedade em geral e para o próprio Tribunal”, ressaltou o presidente da AUDITAR, Paulo Martins.

O vice-presidente do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, que também é auditor e já foi presidente da AUDITAR em outros anos, reforçou o total apoio do Sindicato para com o Congresso e acredita que as discussões serão muito proveitosas: “Tenho certeza que o espaço para debate irá gerar muitos frutos e melhorias para o trabalho desempenhado por nós, auditores. Essa troca de experiência é de fundamental importância para que possamos oxigenar ideias e buscar a excelência cada vez mais, especialmente no momento controverso que o País vive”.

Para ter acesso à programação completa acesse o hotsite: www.auditar.org.br/congresso

1º CONGRESSO INTERNACIONAL E 6º NACIONAL DOS AUDITORES DO TCU

TEMA: O TCU E A SOCIEDADE – QUAL O PAPEL DOS AUDITORES?

DATA: 23 A 25 DE MAIO DE 2016

LOCAL: MACEIÓ (AL) – HOTEL RITZ LAGOA DA ANTA