Coral do Senado traz mensagem de paz e renovação durante isolamento social

Novo projeto do grupo divulgará  vídeos de músicas para alegrar os dias daqueles que estão em isolamento social, em conformidade com orientações da OMS para combate à pandemia do novo coronavírus

Entre as muitas iniciativas encabeçadas pelo Senado Federal para lidar com o isolamento social e combate à pandemia da Covid-19, uma de orientação mais lúdica e voltada para o entretenimento, promete conquistar os ouvidos do público em quarentena e consolar corações aflitos com o atual contexto enfrentado pela população mundial.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Coral do Senado tem disponibilizado vídeos de músicas apresentadas pelo grupo no YouTube para alegrar os dias dos brasileiros e trazer uma mensagem de esperança por meio da música. O projeto divulgará dois vídeos por semana, às segundas e sextas, no canal EASE TI, da produtora responsável pela edição do material. Você pode acessar o canal clicando aqui. A ideia é que o projeto permaneça ativo enquanto durar o período de isolamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde do Brasil.

De acordo com Maria Tereza Mariz, médica, servidora aposentada do Senado Federal e diretora executiva do coro, a iniciativa surgiu de uma ideia da Diretora-Geral da Casa, Ilana Trombka, para tornar os dias mais leves e amenos para quem quiser assistir ao conteúdo. O primeiro vídeo do projeto foi publicado na última segunda-feira (6) e traz uma apresentação da música “Pai Nosso”, no original em inglês The Lord’s Prayer, do pianista e compositor estadunidense Albert Hay Malotte. O próximo vídeo deve ser publicado na sexta-feira (10) e apresentará concertos realizados pelo grupo ao longo da sua trajetória de 26 anos.

“Achamos interessante começar com essa música porque o Pai Nosso é uma oração universal e esse é um momento para orar. Sabemos que quando a gente canta, acaba rezando duas vezes”, refletiu Maria Tereza. “Queremos intercalar com vários estilos de música diferentes que apresentamos em concertos nossos”, completou.

A responsável pela regência do Coral, maestrina GlícinaMendes, explica que o repertório escolhido para ser publicado é intencionalmente positivo, pensado para instigar a reflexão e a meditação. “Queremos acender esperança nas pessoas porque apesar de um momento difícil, vamos sair mais fortes dele, quando tudo passar. É uma experiência que vai nos transformar, nos fazer enxergar a vida de forma completamente diferente. O grupo está muito agradecido pela oportunidade de instigar esses sentimentos nas pessoas e convida a todos a pensar nessa renovação tão necessária”, concluiu a maestrina.

Confira o vídeo da apresentação abaixo também.