Em sua segunda edição, a Corrida Verde uniu pais e filhos, no Parque da Cidade, em um evento que abordou o esporte e qualidade de vida
Neste domingo (10), data em que os Pais comemoraram seu dia, um grupo deles decidiu reunir a família e celebrar de um jeito diferente: correndo, pela preservação do meio ambiente e em prol da saúde, na segunda edição da Corrida Verde. O evento foi realizado pela Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe) e apoiado pelo Sindilegis.
Rafael de Moraes Souza foi um desses pais. Ele realizou a prova de 5km e, no final do percurso, contou com oapoio da filha Maria Eduarda de 8 anos. “É importante manter a saúde em dia. Trouxe minha filha para comemorar e correr junto com ela. É a primeira vez que participo e na próxima estarei presente com toda a família”, prometeu.
A Corrida Verde aconteceu na Praça das Fontes do Parque da Cidade. No total, segundo a organização do evento, 450 corredores participaram das provas. A largada foi dada às 8h e contou com atletas de ambos os sexos para disputar percursos de 5km e 10km. Às 9h foi a vez da caminhada, que foi feita em um trajeto de 3km.
O tema deste ano foi Copa Sustentável, que, segundo o presidente da Assefe e vice-presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, não remente à Copa do Mundo, mas faz referência à copa das árvores. De acordo com o presidente, a corrida foi uma forma de divulgar o meio ambiente através do esporte, além de ser um mecanismo para auxiliar na educação dos filhos e na comunhão da família.
“Aproveitamos para divulgar que esporte é vida e que o meio ambiente também precisa ser olhado com carinho, para que nossos filhos tenham um futuro melhor por meio da preservação”, assegurou.
O vencedor dos 5km masculino, Lucas Gualberto Andrade, participou pela primeira vez da competição e ficou contente com o resultado obtido. “É uma satisfação muito grande. Sempre tem um ou dois que está no mesmo nível, mas no meio da corrida consegui ultrapassar e garantir a vitória”, comemorou.
Raquel de Carvalho Xavier tem apenas 15 anos e foi vencedora do 5km feminino. A estudante faz parte de um projeto social na Ceilândia que transforma jovens e crianças em atletas. E na categoria menor, ela já é considerada a melhor no ranking brasileiro.
“É uma emoção muito grande. Estamos treinando há muito tempo para isso e essa é uma das minhas primeiras competições. É sempre bom começar ganhando”, ressaltou.
O vigilante Jesus Marques ganhou o primeiro lugar na disputa dos 10km. Ele, que participa de competições esportivas há 15 anos, ressaltou com que o mote da Corrida Verde foi um diferencial das outras provas. “A proposta do evento é muito interessante. Várias competições não abrangem essa questão da sustentabilidade e essa veio com esse tema e, principalmente, porque foi realizada no Parque da Cidade”, enalteceu.
Darlene Lopes, 1º do feminino 10Km, admitiu não correr em prol da competição, mas por uma vida melhor e para prevenção de doenças. Segundo ela, por meio da corrida é possível realizar um trabalho com melhor desempenho.
Servidores atletas
Vários Servidores participaram da segunda edição da Corrida Verde. Confira abaixo como eles avaliaram o evento.
Wang Ying Ts – Servidor do Senado – “Achei excelente o tema, principalmente em uma cidade grande que devemos preservar e manter esses parques, para quepossamos curtir a natureza e aproveitar uma vida saudável. As entidades associativas têm um papel fundamental para qualidade de vida dos servidores. Às vezes, nos órgãos, as pessoas não têm muito tempo para dedicar à saúde e acho essa iniciativa imprescindível”.
Geraldo José da Silva – Servidor do Senado – “Primeira vez que participo. Acho extremamente válida essa iniciativa da Assefe, em parceria com o Sindilegis. É um evento que deve ser feito para propiciar esses momentos de lazer e esporte, tendo em vista que a população de Brasília é um pouco carente nessa área”.
Odílio Rodrigues – Servidor do Senado – “Eu acho uma iniciativa exemplar. A corrida verde ainda calhou com o Dia dos Pais e foi um evento muito legal. Me sinto bem e achei tudo muito bem organizado. Adorei”.