Dia Internacional da Mulher: A maior homenagem é o respeito à liberdade

A palavra homenagem significa prova de respeito e veneração. Ouvi, certa vez, que as relações sociais dependem diretamente da admiração recíproca para se perpetuarem. O tal encantamento é o que nos leva emocionalmente a demonstrar essa afeição pelo outro. O respeito ergue um ambiente que promove melhorias, crescimento, continuidade e construção.

Por isso, acredito que sejam tão importantes as datas comemorativas. É o momento de relembrar e agir para demonstrar admiração e respeito. O Dia da Mulher, por exemplo, é mais do que uma data oficial voltada para nós, mas uma rememoração de lutas e conquistas, da mudança de percepção sobre o papel das mulheres na sociedade e na voz e vez que ainda lutamos para que sejam preservadas.

A cada ano, quando planejamos a campanha para o Dia das Mulheres, percebo uma preocupação maior sobre aquilo que realmente significa homenageá-las. Este ano, o Sindilegis escolheu a frase “A mulher deve ser duas coisas: o que ela quiser e ser respeitada por isso”.

A citação desconstrói a frase remetida a Coco Chanel, quando diz que “uma menina deve ser duas coisas: elegante e fabulosa”. A verdade é que estamos numa década em que muito se tem refletido sobre essa obrigação do ser social, ser imagem, ser por obrigação cultural; a luta é outra: para que a mulher possa escolher o que realmente deseja ser.

Ainda na campanha, decidimos pela distribuição de rosas, não pela lembrança da fragilidade, mas pelo gesto que demonstra a nossa admiração, respeito e afeição por cada mulher.

Lidamos, no Sindilegis, com mulheres que trabalham diretamente no poder e na tomada de decisões para o futuro do nosso País. Representamos mulheres que conquistaram um espaço importante nesse primeiro vagão e evidenciam competência e comprometimento na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e no Tribunal de Contas da União.

Postamos em nossa fanpage a primeira imagem da campanha e imediatamente recebemos ótimos retornos, inclusive de mulheres que estão fora do Brasil que se sentiram homenageadas com nossa peça.

Por isso, tenho a audácia de dizer que a maior homenagem para a mulher é dar-lhe a liberdade de tomar as próprias decisões, mostrar os seus potenciais, emitir opinião e ser quem ela é. E, não esquecendo: respeitá-la por isso, ainda que a sua opinião seja divergente. E, sinceramente, se lhe incomoda essa liberdade, é hora de refletir para crescer. Porque democracia é isso: pluralidade, respeito e igualdade para todos, dentro de um mundo de diferenças.

Nós, mulheres, desejamos mais educação para as nossas meninas, mais diálogo, debate de opiniões, liberdade, leveza, força, conquistas, espaço e sucesso. 

Giovana Perlin

Diretora de Igualdade de Gênero do Sindilegis

Compartilhe:

Veja também: