Diap lança plataforma onde cidadão poderá acompanhar desempenho de parlamentares em votações no Congresso

A partir de agora será possível monitorar mensalmente como votam os 594 parlamentares – 513 deputados e 81 senadores – por meio da ferramenta “Quem foi Quem no Congresso Nacional”, construída e recém-lançada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

A ferramenta permite que cidadãos acompanhem e monitorem como cada deputado e senador votou em projetos cujos temas são de relevância à sociedade. Cinco critérios foram estabelecidos pelo Diap para a construção do histórico: a importância da matéria sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social; o registro nominal do voto de cada parlamentar; o grau de disputa entre oposição e situação; o aspecto temporal das propostas de leis; e a clareza do dispositivo votado em relação ao objetivo pretendido.

Segundo o levantamento, 299 parlamentares dos 594 (deputados + senadores) votaram a favor de propostas legislativas que beneficiam a sociedade brasileira. Já 295 votaram contra todas as propostas elencadas pelo Diap como de interesse dos trabalhadores, ou seja, 49,6% dos integrantes do Parlamento.

Um dos idealizadores da ferramenta, o diretor de Documentação do Diap, Neuriberg Dias, explica a ferramenta possibilita que o parlamentar seja fiscalizado mais de perto: “A grande maioria das pessoas não lembra em quem votou ou, se lembra, não consegue acompanhar a performance dos parlamentares. Esse instrumento compila um levantamento que fazíamos desde 1983, mas que agora terá um caráter permanente. Isso auxiliará não só o cidadão, mas também as entidades, que poderão balizar de melhor forma suas ações e estratégias”.

“A ferramenta é de extrema relevância, pois dá um trabalho mais qualificado para as entidades. Nos ajuda a saber os parlamentares que estão mais favoráveis às nossas causas e àqueles também que precisamos atuar com uma outra estratégia”, apontou Alison Souza, presidente do Sindilegis.

Para conferir como cada parlamentar votou é só clicar no link: https://quemfoiquem.org.br