Doações de equipamentos eletrônicos podem ajudar alunos da rede pública na volta às aulas

Sindilegis faz sua parte e doa tablets para alunos de Escola da Estrutural retomarem o ano letivo, que será a distância

O momento pelo qual passa todo o mundo, em virtude da pandemia do coronavírus, tem feito com que seja necessário se adaptar a novas circunstâncias. No caso de estudantes de escolas públicas e privadas, o estudo online se tornou uma realidade. Mas, pela falta de verba, muitas escolas públicas necessitam de ajuda da sociedade para inserir os alunos nessa nova realidade. Pensando em realizar um ato de solidariedade e contribuir com a educação, o Sindilegis, em parceria com a servidora aposentada do TCU, Weranice Brasil, doou 13 tablets que irão auxiliar na inserção dos alunos da Escola Classe 01, na cidade Estrutural – uma das regiões mais pobres do DF – no ensino à distância.

A diretora da EC 01, Géssika Moreira, agradeceu as doações e garantiu que serão fundamentais para que os alunos tenham um estudo de qualidade neste momento delicado. “Quero agradecer ao Sindilegis pelas doações. Esses tablets, certamente, irão contribuir com a educação de muitas crianças, que sequer tem o equipamento para retomar o ano letivo a distância. A realidade da nossa escola é bastante complicada, as crianças são carentes e precisamos ajudá-las, mas não temos condições de fazer isso sozinhos. Com a ajuda da sociedade e de entidades tudo se torna mais fácil e possível. Só tenho a agradecer”, disse.

A escola da Estrutural tem mais de mil alunos entre 4 e 10 anos e atua no ensino infantil e primeiros anos do ensino fundamental. Cada família irá receber um aparelho eletrônico para contribuir com a educação dos filhos. Na EC 01, cerca de 200 famílias garantiram não ter equipamento adequado para a nova forma de estudo e necessitam da doação para integrar os filhos no ensino à distância.

Weranice Brasil e Géssika Moreira

Para Weranice Brasil, servidora aposentada do TCU, de quem partiu a iniciativa das doações, e teve o apoio do Sindicato, esse tipo de ação é necessário para que todos tenham a oportunidade de se adequar a nova realidade e ter pleno acesso a educação. “Faço um apelo para que todos se unam nesse ato de solidariedade e contribuam para a democratização da educação. Estou muito grata pela iniciativa ter dado certo e pelo apoio do Sindilegis.”

Segundo o Sindicato de Professores do Distrito Federal (Sinpro/DF), há mais de 100 mil alunos sem condições de assistir às aulas pela internet na rede pública. As doações de equipamentos eletrônicos, que podem ser tablets, notebooks ou celulares, irão garantir que os estudantes acessem a plataforma digital de estudo, o “Escola Mais”, e continuem o processo de aprendizado, mesmo diante da pandemia.

FAÇA A SUA DOAÇÃO

Escola Classe 01: Praça Central da Estrutural