é HOJE! Quarteto de Brasília inaugura o Quintas Musicais, projeto cultural da ASTCU para 2015

Ao longo deste ano, a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas da União – ASTCU irá cumprir uma intensa agenda de eventos culturais. Para estrear a programação de 2015, a ASTCU, em parceria com o Sindilegis e com a Auditar, oferece a autoridades, a servidores e a convidados uma apresentação do Quarteto de Brasília nesta quinta-feira, 19, às 17h15. 

O concerto, com duração de 50 minutos, ocorrerá no auditório do anexo III do TCU, no térreo. Será servido um coffee break. 

A iniciativa integra a proposta “Quintas Musicais”, um projeto instituído pela Associação com o objetivo de promover o bem-estar, a interação e o enriquecimento cultural no ambiente de trabalho. A ação prevê três exibições musicais durante o ano. 

O Quarteto é composto pelos respeitados músicos  Cláudio Cohen e Ludmila Vinecka (violinos), Glêsse Collet (viola) e Antonio Guerra Vicente (violoncelo). Criado em 1986, o grupo vem encantando o público de forma global. Em seu diversificado repertório, incluem-se desde Clássicos da MPB até Clássicos Eruditos do Repertório universal. 

Diante da excelência musical oferecida, o Quarteto tornou-se referência no cenário erudito nacional. Em sua trajetória de sucesso, gravou nove CDs, recebeu prêmios como o SHARP e o Villa Lobos e tocou na posse de um presidente da República brasileiro. 

 Detentor da Ordem do mérito cultural do Distrito Federal, também marcou presença em importantes festivais brasileiros: em Brasília, em Curitiba, em Juiz de Fora, em Campos do Jordão, em Rio Branco e em outras cidades. No exterior, realizou turnês pelo Japão, Malásia e China, apresentando-se ainda na Suíça, na Argentina, no Uruguai, no Paraguai e na Nicarágua. Na Alemanha e na França, integrou as comemorações do centenário de nascimento de Villa Lobos. Já nos Estados Unidos, participou do Music Mountain Festival e do Programa Partners of America. 

 Venha desfrutar de boa música conosco! Para confirmar sua participação, envie seu nome e seu ramal para o e-mail [email protected]. Serão, ao todo, 80 vagas oferecidas.

  

Cláudio Cohen, violinista do Quarteto de Brasília 

– Natural de Brasília;

– Estudou na Escola de Música de Brasília com Marena Salles e com Cecília Guida;

-Foi professor visitante da Universidade de Brasília;

– Integrou os Festivais de Londrina, Juiz de Fora, Itu, São João del Rei e Brasília;

– Cohen, que também é maestro, é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília. 

 

Ludmila Vinecka, violinista do Quarteto de Brasília 

– Nasceu em Praga, na República Tcheca;

-Formada no Conservatório de Praga;

– Em 1971, integrou a Orquestra Filarmônica de São Paulo;

– Em 1980, tornou-se membro da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, da qual tornou-se spalla em 1987;

– Atualmente é professora de violino e música de câmara do Departamento de Música da Universidade de Brasília.

  

Glêsse Collet, violista do Quarteto de Brasília 

-Nasceu no Rio de Janeiro;

– É bacharel em violino e licenciada em música pela Universidade de Brasília;

– É graduada pela Escola Superior de música de Detmold (Alemanha) e realizou doutorado pela Universidade da Bahia;

– Integrou a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, da qual foi spalla das violas em 1985 e 1986. 

 

 Guerra Vicente, violoncelista do Quarteto de Cordas 

– É natural do Rio de Janeiro;

– Tornou-se bacharel em violoncelo pela Escola de Música da Universidade do Brasil (atual UFRJ), onde também obteve o prêmio Medalha de Ouro;

-De 1964 a 1968, aperfeiçoou –se  no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris;

-De 1972 a 1998, foi professor da Universidade de Brasília, onde implantou o curso de violoncelo;

-Apresentou-se como solista e camerista em mais de 30 países das Américas, Europa e Ásia e foi professor nos Festivais de Brasília, Ouro Preto, Campos do Jordão, Londrina, Curitiba, Juiz de Fora, São João del Rei, Bahia e João Pessoa.

 

Compartilhe:

Veja também: