Eleições 2020: acompanhe o debate das chapas que concorrem à próxima Diretoria do Sindilegis

Matéria atualizada em 23/11/2020

Debate será transmitido pelo canal do Sindicato no Youtube, no dia 23 de novembro, a partir das 19 horas

Como em qualquer democracia, o voto é uma importante “arma” do cidadão para eleger o seu representante. O Sindilegis lembra aos filiados que está em período eleitoral e os servidores terão a oportunidade de conhecer melhor os candidatos, suas propostas e saber quais grupos concorrem para conduzir a instituição nos próximos quatro anos. Será realizado um debate das duas chapas inscritas, na segunda-feira (23), a partir das 19 horas, no canal do Sindicato no Youtube.

Com a moderação de um jornalista supervisionado pela Comissão Eleitoral, o debate virtual contará com a presença dos presidentes de cada chapa concorrente. Os temas a serem debatidos devem ser relacionados às atribuições estatutárias do Sindicato.

Os filiados poderão participar enviando perguntas sobre os temas definidos para o debate até as 12 horas do dia 23 de novembro para o e-mail [email protected]. As perguntas serão impressas, organizadas por temas e posteriormente sorteadas para apresentação aos candidatos. Não serão aceitas perguntas dirigidas especificamente a qualquer das chapas ou candidatos.

Regras

A Comissão Eleitoral definiu as regras da seguinte maneira:

1) Apresentação do programa/da chapa pelo candidato: 15 minutos para cada = 30 minutos;

2) Perguntas dos filiados, por sorteio: 3 para cada candidato, tempo de resposta 3 minutos, com direito à réplica de 2 minutos do outro candidato = 30 minutos;

3) 3 perguntas de um candidato para o outro: 1 minuto para pergunta, 3 para resposta e 1 para réplica = 30 minutos; e

4) 3 minutos para palavras finais de cada candidato = 6 minutos.

O tempo total do debate está previsto em 1 hora e 36 minutos.

Dia da Votação

A votação será realizada em 30 de novembro, das 8h às 17h, em Brasília, nos seguintes locais: na sede do Sindilegis, na 610 Sul (L2 Sul), em esquema de drive-thru, no qual os filiados poderão permanecer dentro dos veículos para votar; no Espaço do Servidor da Câmara dos Deputados; no Espaço do Servidor do Senado Federal; e no 1º andar do TCU em frente ao restaurante.

Já nos estados, a votação será no mesmo dia, das 10h às 16h, nas representações regionais do Tribunal.