Em reunião com Segedam e Pro-TCU, Sindilegis estuda propostas para mitigação do aumento do plano de saúde dos servidores do TCU

Na última quinta-feira (23), o Sindilegis fez nova reunião com o secretário-geral de Administração do TCU, Márcio Albuquerque, com a secretária-adjunta de Gestão de Pessoas do TCU, Claudia Mancebo, e com o representante do Sindicato no Pro-TCU, Sergio Brito, para discutir alternativas que visem a mitigar o último reajuste nos planos de saúde dos servidores da Casa. Regido pelo Pro-TCU, uma associação que compõem servidores e ministros, atualmente existem duas opções de plano: a Unimed e a Amil, que tiveram aumento, respectivamente, de 11% e 15%.

Segundo Márcio, a Comissão de Coordenação Geral (CCG) do TCU está estudando medidas para trazer soluções aos reajustes do plano de saúde dos servidores do Tribunal. Uma das alternativas sugerida pelo Sindilegis é a alteração do valor do reembolso do plano de saúde.

O representante do Sindicato no Pro-TCU, Sérgio Brito, fez uma apresentação onde constatou que, atualmente, os servidores mais impactados são aqueles com mais dependentes e menores remunerações. “Além do reembolso, que é de fundamental importância, também buscamos propostas que tragam melhor saúde mental dos servidores”, apontou.

O diretor de integração regional, Evaldo Araújo, também participou da reunião, e falou um pouco sobre a realidade dos servidores que residem fora de Brasília – que também sofreram duramente com os impactos dos planos de saúde. “É importante que o Pro-TCU, em parceria com a Administração da Casa, apresente outras alternativas de planos para minimizar impactos financeiros também aos colegas fora de Brasília”.

Mesa de negociação também em pauta

O Sindilegis aproveitou o encontrou e apresentou ofício, por meio da Segedam, ao presidente da Corte, ministro Bruno Dantas, reforçando a necessidade da instalação de uma mesa de negociação permanente. A proposta de abertura da mesa foi encaminhada à Comissão de Coordenação Geral na última semana, que está estudando o assunto. “Entendemos a instalação da mesa de negociação como um grande passo para melhorar a relação entre servidor e instituição”, afirmou o presidente do Sindilegis, Alison Souza.

Clique aqui e confira o ofício protocolado pelo Sindilegis.