Em reunião do Encore, Sindilegis anuncia que atendimento jurídico será estendido a todo o Brasil

Na tarde da última terça-feira (14), no Encontro de Representantes e Coordenadores do Sindilegis (Encore) virtual, que contou com a participação dos representantes estaduais do Sindilegis, o Sindicato anunciou que, a partir de agora, a consultoria jurídica (Consulegis) começará a valer para sindicalizados de todo o país. Até o momento, o benefício só contemplava aqueles que residiam em Brasília. A assessoria jurídica será prestada pelo escritório A2F, coordenada pela equipe jurídica do Sindicato.

A reunião foi a segunda de 2023 que reuniu todos os representantes do Sindilegis e serviu, entre outros temas, para preparar para o Encore presencial, que acontece nos dias 6 e 7 de setembro, este ano em Fortaleza (Ceará).

Pautas retomadas do Encore 2022 – O presidente e o diretor de integração regional do Sindilegis, Alison Souza e Evaldo Araújo, respectivamente, conduziram a reunião e fizeram um balanço das demandas pedidas no Encore de 2022 pelos representantes. Segundo eles, pautas como recomposição salarial, reajuste do auxílio-alimentação e creche e maior capilaridade da Porto Seguro Odonto para os estados tiveram respostas positivas aos encaminhamentos.

Desde janeiro deste ano, o Sindilegis já está trabalhando em outras pautas, como a construção de um novo plano de carreira para os servidores da Câmara, do Senado e do TCU; a aproximação com os representantes políticos estaduais; a construção de uma mesa de negociação coletiva, que já está em tratativa, com reunião agendada para a próxima quinta-feira (16); o Adicional de Especialização e Qualificação (AEQ), cujo próximo passo é iniciar o trabalho na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados; e a modalidade de teletrabalho.

A questão do plano de saúde dos servidores do Tribunal, que sofrerão um reajuste de 14,50% a partir do próximo contracheque, também foi levantada na reunião. “Estamos trabalhando junto com a Administração do TCU e o próprio Pro-TCU para que possamos ter o aumento do valor do reembolso referente ao plano de saúde, principalmente agora que amargaremos um reajuste tão alto”, explicou Souza.

Outro ponto discutido foi o papel dos representantes e o que o Sindilegis espera de cada um para os próximos anos. “Queremos que os representantes tenham ainda maior protagonismo junto aos parlamentares em seus respectivos estados e à articulação política de outras esferas da Administração Pública Federal”, explicou Evaldo. O diretor de integração regional também trouxe à discussão a questão do repasse de fim de ano para as regionais, explicando que o valor será reajustado agora em 2023.