O Sindilegis esteve em São Paulo, nesta quinta-feira (22), no Painel Tributação e Desenvolvimento, em que o Observatório Brasileiro do Sistema Tributário apresentou o estudo “Tributação, Democracia e Desenvolvimento”. O documento promove, na esteira da Reforma Tributária, o debate sobre a tributação no Brasil, sobretudo em relação à justiça social.
O presidente do Sindilegis, Alison Souza, disse que o Sindicato entende o sistema tributário como uma pauta prioritária e que a reforma tributária é tão importante como foi a fundação da república. “Estamos dispostos a colaborar e contribuir para que o processo avance no país. Eu diria que refazer o nosso sistema tributário é quase como a refundação da república. Esse tema passa por todos nós e é necessário que tenhamos maior igualdade, maior clareza das regras, maior simplificação para o desenvolvimento do país”, falou.
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um dos realizadores do estudo, Francisco Mata Tavares, disse que o documento demonstra que nem sempre menos tributação é relacionada ao maior desenvolvimento, e que essa é uma das armadilhas que os legisladores têm que enfrentar no avanço do debate da reforma tributária. “O estudo comprova que um país que tributa mais a renda, um país que extrai um pouco mais dos mais ricos, promovendo solidariedade social, é precisamente aquele que respeita mais a propriedade, aquele que cresce mais, aquele que tem um ambiente mais democrático”, disse.
Com apoio do Sindilegis, o evento foi uma iniciativa do Sindicato dos Auditores-Fiscais da Receita Federal (Sindifisco Nacional) e da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Saiba mais sobre o estudo aqui https://observabr.org.br/painel/





