Em sessão solene, Ascade é homenageada por completar 95 anos de atuação

Na manhã desta segunda-feira (14), o plenário Ulysses Guimarães, da Câmara dos Deputados, foi palco para sessão solene em homenagem ao aniversário de 95 anos da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), uma das mais antigas e sólidas parcerias do Sindilegis. Em resposta a anos de atuação em conjunto, os diretores do Sindicato que representam a Câmara estiveram presentes em Plenário para prestigiarem a homenagem, requerida pelo deputado Rôney Nemer, como forma de reconhecer e exaltar a atuação da Ascade durante a trajetória da instituição.

Após execução do hino nacional brasileiro, a sessão foi declarada aberta por Rôney Nemer. Logo no início, o deputado transmitiu as palavras do presidente da Casa, deputado Eduardo Cunha, que não pôde estar presente ao evento e enviou pronunciamento oficial: “A presidência da Câmara dos Deputados tem a imensa satisfação em celebrar os 95 anos da Ascade, nesta cerimônia em que podemos prestar justo reconhecimento aos méritos de uma entidade que em sua história, desde a fundação até hoje, reflete união de esforços e ideais elevados, espírito visionário e empreendedor, dedicação, pioneirismo e capacidade para transformar a realidade com base em ações bem planejadas e executadas com eficiência”.

A presidente da Ascade, Fátima Mosqueira, mostrou-se emocionada com as homenagens e relembrou a importância da união e de parcerias sólidas para a garantia do sucesso. “Este dia pode ser resumido em duas palavras para nós, da Associação: agradecimento e alegria. No dia 2 de março, completamos 95 anos de existência e queremos agradecer a todos que trilharam este caminho conosco nos bons e difíceis momentos, e o fazemos com humildade própria daqueles que têm a consciência de que absolutamente nada se constrói sozinho, se não em parceria e em um conjunto com próximo”, agradeceu.

O diretor de benefícios do Sindilegis, Helder Azevedo, representou a entidade bem como o seu presidente, Nilton Paixão, na mesa de cerimônia e destacou a frutífera parceria de anos desenvolvida entre a Ascade e o Sindicato. “Desde a sua criação, em 1921, a Ascade vem cumprindo seus objetivos, como promover a união, a solidariedade e o bem-estar dos associados e dependentes, estimular a prática de esportes e o desenvolvimento cultural, além de defender os interesses coletivos dos associados junto à direção da Câmara dos Deputados. Por estes e outros motivos que temos orgulho em sermos parceiros e lutarmos lado a lado pelos servidores desta Casa”.

Histórico

Apesar de completar 95 anos de existência e manter sede em Brasília, a história da Ascade teve início no Rio de Janeiro, fundada em 1921, quando integrantes da Caixa Auxiliar dos Funcionários da Portaria da Câmara dos Deputados decidiram criar uma entidade para defender seus interesses. Foi o primeiro passo para a criação da Associação, que hoje congrega cerca de 3 mil sócios.

Associado e ávido frequentador da Ascade, o deputado Rôney Nemer também aproveitou para enaltecer a presidente da Associação, Fátima Mosqueira, pela condução dos trabalhos e reforçou a importância do papel desempenhado pela entidade no bem-estar e qualidade de vida dos servidores: “Posso falar com bastante tranquilidade porque sou sócio da Ascade e frequento lá todas as sextas-feiras para minhas partidas de vôlei. O que gostaria de deixar reforçado aqui é que o maior patrimônio da Associação é justamente o ser humano e o cuidado que é concedido aos servidores e frequentadores. É um clube que recebe as famílias com qualidade, carinho e muito respeito, desde todos os funcionários da Ascade – da presidente, que está ao meu lado, até o porteiro, que nos recebe. Ou seja, é um investimento que nós temos de volta: cada centavo pago é devolvido em qualidade de vida e bem-estar”.

O vice-presidente do Sindilegis para o Senado e atual presidente da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), Petrus Elesbão, também prestigiou a solenidade da Ascade. Ele relembrou momentos em que frequentava o clube ainda na antiga instalação, na quadra 610 Sul (atualmente onde funciona o CAS do Sindilegis). E afirmou que as conquistas da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados servem de exemplo para outras associações: “Sem dúvida a Ascade é pioneira em diversos aspectos. E a partir dessa troca de experiência, poderemos oferecer um serviço de qualidade para nossos associados”.

Selo comemorativo

Na ocasião, a Ascade aproveitou o ensejo para lançar o novo selo comemorativo de 95 anos, composto por elementos que representam a nova fase da Associação, combinados com importantes representações gregas, berço da civilização moderna e das olimpíadas. “A palavra ‘anos’ também está em grego. Uma forma interessante de provocar o interesse das pessoas e simbolizar o desejo da Diretoria de buscar novos meios de progredir, em todos os sentidos”, explicou Fátima.

Registro

Também estiveram presentes o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Rômulo Mesquita; o presidente da Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Câmara (Asa-CD), Roberto Guimarães; o presidente do Sindicato de Clubes e Entidades de Classe Promotoras de Lazer e Esportes do Distrito Federal (Sinlazer), Claudionor Pedro; o presidente da Associação dos Servidores Comissionados do Congresso Nacional (Assercon), Ivan Lins; o vice-presidente do Sindilegis para a Câmara dos Deputados, Paulo Cezar Alves; e o diretor de aposentados e pensionistas do Sindicato,  Ogib Teixeira.