Em visita ao diretor-presidente da Funpresp-Exe, Sindilegis debate futuro da previdência complementar

O Sindilegis visitou o diretor-presidente da Funpresp-Exe, Cícero Dias, na tarde da última segunda-feira (10), para discutir o planejamento do ano e as perspectivas do mercado de previdência complementar no Brasil para 2025 e os anos seguintes.

Alison Souza, presidente do Sindicato, esteve acompanhado por Regis Machado, membro da atual diretoria e do Comitê de Assessoramento Técnico do LegisPrev, plano de previdência complementar dos servidores do Poder Legislativo administrado pelo Fundo. Também participaram do encontro Allan Ribeiro e Ely Maranhão, membros da nova diretoria eleita para o triênio 2025-2027, que aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas sobre os resultados dos investimentos, a operacionalização dos processos conduzidos pela Funpresp, além de sua estrutura interna e frentes de atuação.

Os dirigentes sindicais expuseram preocupações de suas bases, principalmente acerca da baixa rentabilidade acumulada em 2024, e dificuldades comuns enfrentadas no acesso a extratos e relatórios no sistema da Funpresp, bem como discutiram como a governança da Fundação pode mitigar riscos políticos futuros, especialmente com o aumento do volume de recursos administrados por aquela entidade.

O consultor da Câmara e diretor do Sindilegis, Allan Ribeiro, avaliou positivamente o encontro. “A reunião foi muito produtiva. Cícero foi bastante atencioso e se esforçou para esclarecer todas as dúvidas que tínhamos. Como já era esperado, o resultado nominal de 2024 foi severamente impactado pela forte elevação dos juros no ano passado, o que provocou uma significativa desvalorização dos títulos indexados à inflação mais longos que compõem a maior parte da carteira de investimentos da Funpresp, em decorrência da regra de contabilidade pela marcação a mercado”, ponderou.

Outro ponto focal da discussão foi a mudança, aprovada em 2024, pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que alterou regras relacionadas à marcação e à reclassificação de títulos públicos federais mantidos em carteira por entidades fechadas, os chamados fundos de pensão. Sobre a forma de contabilizar títulos do Tesouro que o Fundo pretende manter até o vencimento, Cícero explicou que, a partir de agora, a rentabilidade será registrada pela curva de juros contratada. Os diretores também esclareceram dúvidas sobre a contratação da nova seguradora para o resseguro do FCBE e a oferta de cobertura adicional de risco (PAR).

A Funpresp realiza transmissões trimestrais para apresentar os resultados da instituição, incluindo o desempenho dos investimentos e as estratégias para o futuro. As lives são transmitidas no canal da Funpresp no YouTube. Além disso, a Funpresp disponibiliza diversos relatórios aos seus clientes, como o Relatório Anual de Informações (RAI), o Relatório de Gestão de Aquisições, o Relatório de Gestão Integrado e os Demonstrativos de Investimentos.

Cícero Dias também anunciou algumas novidades na área de Comunicação da Funpresp. “Lançaremos o blog ‘Quem Planeja, Realiza’, que contará com uma curadoria de conteúdo voltado para a educação financeira, dicas de cursos, oficinas e um espaço para a publicação de artigos. A proposta é estreitar o relacionamento com nossos clientes e garantir a disseminação de informações de qualidade.”

Compartilhe:

Veja também: