Após as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, no dia 9 de maio, a Diretoria da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale) promoveu uma reunião virtual com entidades e parceiros para unir esforços e ajudar a população do RS. O Sindilegis, entidade filiada à Fenale, esteve presente no encontro, representado pela diretora interinstitucional, Fátima Mosqueira. A iniciativa também conta com o engajamento da diretora de assuntos parlamentares, Magda Helena.
Liderada pelo presidente da federação, José Eduardo Rangel, a reunião teve início com uma exposição da situação alarmante que atinge o Rio Grande do Sul. Rangel destacou a importância de olhar para o futuro e contribuir não apenas com a ajuda imediata aos desabrigados, mas também na reconstrução do estado e no apoio às pessoas vulneráveis.
O secretário geral Nelson Florisbal, representante da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AFIAL/RS), emocionou os presentes ao relatar a situação precária enfrentada pela população de inúmeros municípios gaúchos, incluindo a capital Porto Alegre. Florisbal expressou gratidão pelo apoio nacional e destacou a importância das ações solidárias das entidades e das Assembleias Legislativas locais.
Diversas propostas de ação foram discutidas durante a reunião, incluindo a criação de uma conta especial para centralizar doações das entidades filiadas e o engajamento da Fenale na defesa do meio ambiente, visando prevenir futuras tragédias climáticas. A diretoria se comprometeu a analisar as propostas e elaborar um plano de assistência social detalhado, que será apresentado em uma próxima reunião.