Entidades protocolam denúncia contra Paulo Guedes na Comissão de Ética Pública após ataques contra servidores

Ao lado de entidades representativas do serviço público, o Sindilegis apresentou, nesta segunda-feira (17), uma nova denúncia à Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra o ministro da Economia, Paulo Guedes. A representação é motivada pelas ofensas aos servidores públicos registradas em audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, na última terça-feira (11). Na ocasião, o ministro afirmou que os servidores são autoritários e “militantes políticos” de governos anteriores.

Em ato simbólico em frente ao Palácio do Planalto, o presidente Alison Souza criticou os ataques do ministro aos servidores e ressaltou que Guedes já proferiu ataques em outras ocasiões. “Não é a primeira vez que ele agride os trabalhadores brasileiros. Nós precisamos dar um basta a esses ataques. Nós precisamos discutir a PEC 32 e melhorar o texto, mas sem agredir os servidores públicos”, afirmou.

De acordo com a denúncia: “um discurso que afirme que o servidor público se utiliza de sua posição para se sobrepor aos demais brasileiros, que detém poder aquisitivo desmedido, ou mesmo que é defensor de ideias políticas contrárias ao atual governo, não tem nenhum contexto justificável, sequer para a defesa de uma PEC em votação”. Ainda segundo a representação, a postura do ministro constitui violação ao Código de Conduta da Alta Administração Federal e, por isso, deve ser objeto de apuração e sanção da Comissão de Ética Pública.

Veja a íntegra da denúncia aqui.