Equipe de apoio psicossocial cuida da saúde mental de servidores e ajuda a fortalecer missão institucional do TCU

 Serviço Integrado de Atenção à Saúde conta com o trabalho de psicólogos e assistentes sociais que atuam no suporte organizacional com o objetivo de oferecer mais bem-estar e qualidade de vida por meio da assistência social e psicológica

A pandemia de COVID-19 alterou o curso de 2020 de uma maneira totalmente imprevista. Diante da crise sanitária mundial, os órgãos públicos brasileiros tiveram que se adaptar rapidamente a uma nova realidade, onde o trabalho não pode parar mesmo quando sair de casa não é uma opção segura. O Tribunal de Contas da União saiu na frente nesse quesito por ter acumulado uma experiência de 10 anos, graças à implantação vanguardista do teletrabalho ainda em 2009 e manteve sua eficiência durante o isolamento social recomendado pela OMS.

Além disso, outras iniciativas contribuíram para o desempenho da Corte durante esse contexto, a constante alocação de recursos para desenvolvimento de tecnologias e inovação na gestão, por exemplo, tornaram o tribunal uma referência na Administração Pública do país. Outro fator responsável pelo sucesso do TCU é o investimento na saúde mental e física de seus colaboradores.

O trabalho desenvolvido Serviço Integrado de Atenção à Saúde (SIAS), parte da Diretoria de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas do Órgão, conta com diversas especialidades (como medicina, odontologia, assistência social, nutrição, psicologia, entre outros) e se mostrou fundamental nesse período. Quanto à atenção psicossocial, explica Juliana Rios, psicóloga da Dsaud: “Nossa equipe fornece apoio aos servidores, inclusive aposentados, estagiários, enfim, àqueles que compõem o TCU, com base em três pilares: a oferta de suporte a processos organizacionais, atuação para a qualidade de vida e assistência psicológica”. Atualmente, cinco psicólogos e dois assistentes sociais realizam esse trabalho.

Este último serviço de assistência ao servidor passou a ser mais demandado nos meses de pandemia do novo coronavírus. Apenas entre 23 de março e 21 de setembro de 2020, a equipe psicossocial atendeu 410 pessoas por meio de busca ativa, além da prestação de serviço habitual. “Essa busca consiste em mapear e acessar precocemente as pessoas com maior potencial de adoecimento psíquico durante a pandemia. Nossos assistentes sociais entram em contato esses colaboradores e familiares, alguns dos quais foram acometidos pela Covid, para saber suas condições sócio-emocionais no período e possibilitar que a pessoa receba apoio psicológico, caso deseje”, completa.

Prevenção é uma palavra que passou a ser bastante utilizada no vocabulário popular este ano. Por meio do trabalho realizado dentro da Diretoria de Saúde, o Tribunal de Contas da União consegue identificar grupos de pessoas vulneráveis e, assim, tomar medidas que assegurem o bem-estar do seu corpo funcional.

Os colaboradores do órgão contam com a possibilidade de acionar os psicólogos para atendimento remoto ou receber acolhimento presencial pelos assistentes sociais. Assim, além do trabalho de monitoramento e busca ativa, a equipe psicossocial do SIAS também atende aqueles que a procuram. “Estamos em uma época em que as pessoas começam a entender melhor a importância do cuidado psicológico. E mais que isso: a sociedade tem começado a compreender que transtornos mentais são doenças que precisam de tratamento, como quaisquer outras, e isso tem ajudado a desconstruir estigmas. Afinal, lidar com elas exige mais que um simples esforço pessoal ou decisão de querer melhorar; pode requerer a intervenção de profissionais especializados. Por isso é importante estar atento aos sinais que o corpo manda. Nossa equipe está pronta para acolher e ajudar com uma escuta qualificada. Basta que nos encaminhem um e-mail para [email protected] ou que compareçam no Edifício Sede, Mezanino, em horários informados pelo telefone 3257-7175”, concluiu a psicóloga.

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