Espaço da mulher na política é discutido em encontro no Rio Grande do Sul e Paraná

Em parceria com a CNTI, Sindilegis tem discutido estratégias sindicais, a valorização do servidor e a necessidade de ampliação de candidatas na corrida eleitoral que acontece no dia 2 de outubro

O Sindilegis retomou as discussões do Encontro de Estratégias Sindicais “Eleições 2022”, em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), que acontecem em estados pelo país. Desta vez, Rio Grande do Sul e Paraná receberam os dirigentes, que já estiveram em Pernambuco, Natal e Paraíba.

Os vice-presidentes Paulo Cezar (CD) Alves e Reginaldo Coutinho (TCU) participaram dos debates juntamente com os representantes regionais Leandro Brum, do Rio Grande do Sul; e Carlos Eduardo Dias, do Paraná. Entre as demandas discutidas em ambos os estados, a valorização do serviço e dos servidores públicos, bem como contribuir para a conscientização dos trabalhadores e trabalhadoras da atual conjuntura, deu a tônica dos encontros.

Foram apresentados diversos dados sobre a representatividade das diferentes bancadas e frentes parlamentares no Congresso Nacional, demonstrando-se que os representantes sindicais vêm perdendo espaço.

Sônia Maria Zerino da Silva, Diretora da Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude, falou sobre “Mais Mulheres na Política: Discriminação de Gênero não Combina com Democracia”, ponderando sobre a importância e os desafios da representatividade feminina nos espaços institucionais de poder. Também fez um histórico das mulheres que ao longo dos anos representaram a força e a luta por igualdade.

Os vice-presidentes do Sindilegis, Paulinho e Reginaldo, falaram da relevância nacional do Sindicato, abordando aspectos quanto à situação sindical no parlamento e da necessidade de fortalecer a representatividade política dos servidores e trabalhadores.

O encontro foi organizado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), Secretaria da Região Nordeste, Secretaria de Educação da CNTI, Secretaria para Assuntos do Trabalho da Mulher, do Idoso e da Juventude e Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Rio Grande do Norte.

Até o final do mês serão contemplados ainda Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.