Fenale celebra 27 anos de existência com presença de entidades de todo o Brasil

Evento online reuniu dirigentes de sindicatos e associações da União, dos estados e dos municípios

Os 27 anos de fundação da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do DF (Fenale) foram comemorados nessa terça-feira, 22/09. O evento online reuniu entidades parceiras de todo o Brasil, que destacaram o trabalho desenvolvido pela organização ao longo desses anos. O encontro contou com a participação do presidente do Sindilegis, Petrus Elesbão, e da diretora de Benefícios do Sindicato, Fátima Mosqueira.

“Eu quero parabenizar a Fenale pelo lugar que ela ocupa hoje, fruto de uma atuação exemplar em defesa dos servidores públicos de todo o país”, afirmou Elesbão, que é vice-presidente Regional Centro-Oeste.

“A diretoria do Sindilegis se sente felicitada por compor essa grande irmandade que é a Fenale. A Federação está se unindo cada vez mais a outras entidades coirmãs e parceiras. Isso só reforça a importância da Fenale para todo Brasil”, enalteceu Fátima, que é diretora de Entidades Parceiras da organização.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), enviou uma mensagem parabenizando a Fenale. “Nós estamos abertos ao diálogo, ao entendimento e a construção de uma saída para o nosso país com o apoio de todos os servidores brasileiros”, afirmou no vídeo exibido durante o encontro.

Além de celebrar o aniversário da Fenale, a pauta da reunião incluiu a palestra “Teletrabalho e o Legislativo”, ministrada pelo presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Sindalesc), Alexandre Melo. Ele apresentou aos colegas a expertise adquirida no estado trazendo à luz a discussão sobre as mudanças e o trabalho à distância no momento pós-pandemia.

Na cerimônia virtual, foi lançado um livro eletrônico (e-book) sobre os 27 anos da Federação e a compilação dos informativos “Fenale em Pauta” que, desde 2016, mostra quinzenalmente as atividades da organização e de suas entidades filiadas e parceiras.