FENALE comemora o 18º aniversário da Lei Maria da Penha

Nesta terça-feira (27), a Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estadual e do DF (Fenale) realizou uma videoconferência em homenagem ao 18º aniversário da Lei Maria da Penha, além de marcar o Dia Internacional da Igualdade da Mulher, celebrado no dia 26 de agosto. Participaram da solenidade dirigentes de entidades filiadas e parceiras das cinco regiões do Brasil.

O Sindilegis esteve presente no encontro, representado pela diretora Interinstitucional, Fátima Mosqueira, que também é diretora de Entidades Parceiras da FENALE, e pela diretora de Assuntos Parlamentares, Magda Helena. Durante a solenidade, Fátima pediu a palavra e destacou as ações e campanhas que o Sindilegis tem realizado em defesa das mulheres, reafirmando o compromisso do Sindicato com a luta pela igualdade e pelos direitos das mulheres.

Na abertura, o presidente José Eduardo Rangel enfatizou a relevância da homenagem à Lei Maria da Penha, destacando que a idealizadora da lei foi uma guerreira que enfrentou muitas violências e, ao lutar, ajudou mulheres que sofrem violência em casa, no trabalho ou em outros espaços da sociedade. Segundo Rangel, “cada uma das diretoras da FENALE e das dirigentes das entidades filiadas e parceiras são também guerreiras na luta em defesa da categoria e de suas famílias”. Ele também reforçou que o evento tinha como missão evidenciar o protagonismo das mulheres da Diretoria e das entidades da FENALE nos legislativos estaduais.

Durante a reunião, os presentes puderam acompanhar as palestras da presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Paraná, Jacinta Kroetz Schmidt, convidada para falar sobre o protagonismo das mulheres, e da psicóloga Maria Luísa Kovalhuk, que abordou os diversos tipos de violência contra as mulheres, detalhando seus efeitos e incentivando todas as mulheres a buscarem ajuda pelo telefone 180 – Central de Atendimento à Mulher, em qualquer caso de violência.

Para o presidente José Eduardo Rangel, a solenidade foi um sucesso, atingindo plenamente seu objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os crimes contra as mulheres e destacar o protagonismo das mulheres das entidades filiadas à FENALE nessa luta coletiva. Rangel reiterou o compromisso da FENALE em apoiar as ações e campanhas realizadas pelas entidades parceiras, fortalecendo, assim, a união e a cooperação na defesa dos direitos das mulheres.

O evento foi encerrado com a exibição de um vídeo sobre a campanha do Sinal Vermelho, promovida há anos pela FENALE, ao som da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento.

Compartilhe:

Veja também: