Fenale promove ciclo de palestras em homenagem ao Dia do Trabalhador

Trabalho, governança pública e sindicalismo. Esses foram os temas do Ciclo de Palestras da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), realizado na terça-feira (4), em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho, comemorado no último sábado (1º). O evento online reuniu representantes de entidades de servidores de todo o Brasil.

O encontro virtual contou com três palestras. A primeira apresentação – “A Origem do Trabalho aos Dias Atuais”- foi ministrada pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que é professor e começou aos 19 anos a militância nos movimentos populares e sindicais. A segunda exposição ficou sob a batuta do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes, que trouxe reflexões sobre “Governança Pública”. “O Sindicalismo Pós-reformas” foi o tema da terceira palestra, proferida pelo servidor público e consultor de entidades sindicais Vladimir Nepomuceno.

A diretora de Entidades Parceiras da Fenale e diretora interinstitucional do Sindilegis, Fátima Mosqueira, elogiou o nível do debate. “Os palestrantes nos apresentaram informações riquíssimas sobre a história do trabalho, a importância de disseminar boas práticas de governança no setor público, os caminhos e desafios da luta sindical no país. Foi uma troca muito interessante e produtiva”, afirmou.

Participaram também do evento o vice-presidente regional Centro-Oeste da Fenale e diretor de Benefícios do Sindilegis, Petrus Elesbão, e a diretora de Assuntos Parlamentares do Sindicato, Magda Helena.