#FicaADica: 10 filmes sobre as descobertas e os desafios da terceira idade

Pensando nos milhares de filiados aposentados e pensionistas que representa, o Sindilegis preparou uma lista de filmes sobre essa etapa da vida

O Sindilegis representa milhares de servidores aposentados da Câmara, do Senado e do Tribunal de Contas da União, assim como pensionistas que também fazem parte do grupo com mais de 60 anos. Pensando nisso, preparamos este #FicaADica, #FicaEmCasa, com sugestões de filmes que abordam as aventuras e os desafios da terceira idade. Foi-se o tempo que envelhecimento era tratado como sinônimo de doença, abandono, tristeza e solidão.

Confira a lista que inclui histórias de romance, amizade, família, escolhas da vida e superação.

  • Viver duas vezes – O filme espanhol conta a história de Emilio, ex-professor universitário de matemática. Quando é diagnosticado com Alzheimer, o idoso e sua família resolvem partir em busca do seu grande amor de infância. Emilio conta com a ajuda da neta e da tecnologia para localizar a mulher por quem se apaixonou antes que a doença avance. O drama é uma história sobre amor, família, escolhas da vida e traz bons momentos de comédia.

  • E se vivêssemos todos juntos? – Esse filme retrata a decisão de cinco amigos com mais de 75 anos, preocupados com o declínio da memória e outros problemas típicos da velhice, de morarem juntos para não se tornarem fardos na vida dos filhos. O inusitado projeto de vida proporciona novas perspectivas, desafios e uma convivência com muitas lembranças da amizade, que dura mais de 40 anos. O cotidiano do grupo chama a atenção de um estudante de antropologia que resolve escrever uma tese sobre a experiência.

  • Diário de uma paixão – A história começa um homem e uma mulher em um asilo. Ele está ali voluntariamente e relativamente bem com sua saúde. Ela é uma interna e tem Alzheimer. O homem a visita todos os dias e lê um capítulo de um diário para ela sobre a história de amor de Allie e Noah, dois jovens que se conheceram na década de 40 e se apaixonaram logo de cara. Enquanto ouve o romance sendo contado pelo homem, a senhora experimenta diferentes sensações e parece relembrar momentos de sua própria vida.

  • RED: Aposentados e Perigosos (RED) – A comédia de ação retrata um grupo de aposentados que se unem para proteger suas famílias. O roteiro mostra que a disposição de um idoso pode ser maior que a de um jovem, desmistificando a imagem do velho inativo. O filme foi inspirado em uma história de quadrinhos publicada pela DC, que carregava o mesmo nome.

 

  • Antes de partir – Com início melancólico, a história ganha uma reviravolta em seu decorrer. Dois pacientes se conhecem e descobrem que estão perto da morte. Diante da sentença, um deles resolve escrever uma lista de desejos a serem realizados em seus últimos meses de vida, fazendo com que os dois viagem o mundo.

 

 

  • O quarteto – A comédia se passa em um lar para músicos aposentados, onde todos já experimentaram o gosto da fama e passam a maior parte do tempo ensaiando e relembrando os velhos tempos. Todos os anos é realizado um concerto beneficente afim de arrecadar fundos para o funcionamento da instituição.  Com a intenção de reviver o quarteto conhecido por interpretar Rigoletto no passado, a ex-esposa de um dos internos é convidada a dividir o mesmo espaço em que a banda habita. Mas na tentativa de convencê-la a participar do show, amizades e amores antigos são questionados.

 

  • O que nós fizemos no nosso feriado – Com o objetivo de comemorar o aniversário de 75 anos do avô, uma família resolve viajar até as planícies da Escócia. A comédia dramática apresenta a saga de um casal prestes a se divorciar, que tenta esconder a situação do aniversariante Gordie, que está doente.

 

  • Um amor de vizinha – Um corretor de imóveis egocêntrico vive tranquilamente até que o filho, com quem não fala há anos, pede sua ajuda. A missão é cuidar da neta que ele mal conhece. Sem a menor ideia de como fazer isso, ele pede a ajuda da vizinha para cuidar da menina. A comédia romântica trata questões como: dar uma nova oportunidade para a vida, o amor e o perdão.

  • Elsa e Fred – Elsa é agitada, divertida e tem alma de adolescente. Fred é rabugento, hipocondríaco e mal sai de casa. Após um acidente de carro, os dois, que são vizinhos, começam a conviver. Esse encontro vai mudar a vida deles e mostrar que o amor não tem idade. O filme aborda com delicadeza e emoção a urgência da vida.

  • Minhas tardes com Margueritte – O filme francês conta a história de uma amizade inusitada entre um cinquentão com um bloqueio intelectual e uma idosa amante de literatura. Quando Margueritte faz com que as páginas de um livro se abram novamente para Germain, o reencontro com o universo das letras amplia seus horizontes e o faz lidar com seus limites. A amizade que surge do prazer de viver dela e de aprender dele é inesquecível.

 

E para os amantes de séries, a Netflix tem duas opções que garantem entretenimento e boas risadas:

 


Grace e Frankie:
Duas idosas ficam chocadas quando os maridos pedem o divórcio. Mas elas ficam ainda mais surpresas quando descobrem o motivo. A série é garantia de diversão e está na sexta temporada.

 

 

O método Kominsky: O professor de teatro Sandy Kominsky e seu melhor amigo Norman Newlander enfrentam as alegrias e tristezas da velhice com muito bom humor. A série está na segunda temporada.

Compartilhe:

Veja também: