#FicaADica: 10 séries da Netflix para conhecer mais sobre a Coreia do Sul

País do leste asiático tem ditado tendências na indústria musical e também conta com sucesso
nas produções que vêm ganhando cada vez mais espaço nas plataformas de streaming

 

Se você tem filhos ou netos adolescentes, existe a grande probabilidade de já ter ouvido falar de BTS, Exo, Blackpink, e outros nomes de bandas famosas da Coreia do Sul, que vêm ganhando fama ao redor do globo. Mas engana-se quem pensa que a “hallyu”, expressão romanizada que pode ser traduzida como “onda coreana”, se restringe à música.

Atualmente, a plataforma de streaming Netflix conta com 42 títulos de séries sul-coreanas, conhecidas como “dramas”, que disseminam a cultura, a música e a gastronomia do pequeno país asiático que possui uma extensão territorial menor que a do estado do Pará, mas que tem uma economia com três vezes o PIB brasileiro. Um sucesso econômico fruto de forte investimento em Educação, o que modernizou rapidamente a estrutura do país.

Neste #FicaADica, #FicaEmCasa, o Sindilegis preparou uma curadoria com indicações de 10 dramas sul-coreanos para os filiados interessados em conhecer mais sobre a Coreia que, passados sessenta anos do fim da Segunda Guerra Mundial, continua em estado permanente de guerra e ainda dividida em duas.

  • Pousando no Amor (2019)

via GIPHY

Pousando no Amor (“Crash, Landing on You”) é uma série que narra como a empresária de sucesso, e herdeira de um grande conglomerado sul-coreano, Yoon Seri,  vai parar em terras norte-coreanas após um acidente com um parapente, durante uma tempestade. A patricinha é resgatada por Jeong Hyeok, um capitão filho de um militar de alta patente da Coreia do Norte, com quem acaba se envolvendo romanticamente.

A história é instigante justamente por causa de seu tema. O país do norte é tratado com uma sombra pairando durante o enredo e um romance entre as duas Coreias, dentro de um gênero de comédia romântica, tinha tudo para ter rombos nas histórias, mas a trama não decepciona. Vale ressaltar que o Norte apresentado na série é fictício, ainda que os produtores tenham tido o cuidado de entrevistar pessoas que desertaram do seu país de origem e decidiram viver no Sul, a trama toma liberdades criativas sobre personagens e instituições. Esta é uma comédia leve, envolvente e que ajuda a compreender o constante contexto de guerra vivido pelas nações irmãs e rivais. A série recebeu a confirmação de uma segunda temporada. Vale a pena conferir.

Número de episódios: 16

 

  • Stranger (2017)

     

Para quem gosta de suspenses policiais, esta série de 2017 é estrelada por Donna Bae, atriz sul-coreana que participou da série Sense8, da Netflix.  A trama é inteligente e cativante e narra como um frio e calculista promotor, Shi-mok, se alia a uma policial destemida, competente e passional, Yeo-jin (personagem de Donna) para capturar um assassino em série. Os dois terão que lidar com muita corrupção no sistema, que envolve pessoas influentes, como promotores e policiais, e que se prova mais perigosa do que o assassino que não conhecem.

Número de episódios: 16

 

 

  • Black (2017)

Um título que mistura suspense, mistério e um pouco de sobrenatural. Nesta série, um anjo da morte, um detetive e uma vidente paranormal se envolvem com questões dos mundos dos vivos e dos mortos. Moo-gang é um ceifador que é forçado a rastrear seu parceiro fugitivo. No processo, ele descobre a verdade sobre uma série de assassinatos de 20 anos atrás. Investigar os assassinatos complica o papel principal do ceifador, que é o de guiar o falecido à sua vida após a morte, especialmente depois que ele se apaixona por uma mulher mortal – o que o leva a quebrar regras sobrenaturais contra o envolvimento em assuntos humanos.

Número de episódios: 18

 

  • Cheese in the trap (2017)

     

O drama foca na vida e nas relações de um grupo de estudantes universitários, particularmente na difícil relação entre Hong Seol, uma estudante pobre, e seus veteranos. As dificuldades de socialização da protagonista também geram desavenças com seu pai. Jung é o herdeiro de um grande conglomerado e aparentemente tem uma vida perfeita, mas também exibe tendências psicopáticas, que fazem com que o Seol tire tempo da escola para se afastar dele.

Quando ela retorna por meio de uma bolsa de estudos, ele é inesperadamente gentil com ela e a convida para um encontro. Eles começam uma relação embaraçosa que se complica ainda mais com a chegada de amigos de infância de Jung.

Número de episódios: 16

 

  • Oh My Ghost (2015)

Boon Sun é uma jovem mulher diferente das demais pela sua capacidade de ver espíritos desde criança, por isso é extremamente tímida e fechada. Ela sonha em ser chefe de cozinha e trabalha como souschef  em um restaurante para conseguir pagar suas contas, mas é secretamente apaixonada pelo Chef Kang Sun-Wo, mas não tem coragem de confessar seus sentimentos. Tudo muda quando Boon Sun é possuída pelo espírito da jovem Soon Ae, uma mulher que morreu sem nunca ter experimentado um romance em sua curta vida.

O fantasma da jovem está determinada a seduzir o máximo de homens possível e a perder sua virgindade, acreditando que assim poderá chegar feliz ao pós-vida.  Sua oportunidade surge quando encontra a jovem souschef na rua enquanto fugia de uma xamã e a utiliza como o instrumento perfeito para cumprir sua missão.

Número de episódios: 16

  • Memórias de Alhambra (2018)

 

Esta é uma série de fantasia, com cenas gravadas na Espanha e merece destaque pelo uso da fotografia e efeitos especiais. Tudo começa quando, Jin-Woo, o CEO de uma empresa de investimentos especializada em dispositivos ópticos recebe um e-mail sobre um novo jogo de realidade virtual inovador sobre batalhas medievais em Alhambra. O empresário viaja para Granada, Espanha para conhecer o criador do jogo. No entanto, ele  está desaparecido e lá, o CEO conhece a irmã do inventor, Hee-jo, que também é dona do albergue em que ele se hospeda. Ambos se envolvem em incidentes misteriosos, e a fronteira entre o mundo real e o mundo artificial construído para o jogo começa a se confundir na mente de Jin-woo, o que o faz perder a capacidade de definir os dois mundos.

Número de episódios: 16

 

  • Designated Survivor: 60 Days (2019)

Série sul-coreana, baseada no seriado de televisão estadunidense Designated Survivor, narra como Park Mu-jin, o Ministro do Meio Ambiente da Coreia do Sul, um político com pouca ambição e sem sede de poder se torna o líder do país após uma tragédia. Um dia, uma explosão ocorre durante uma reunião oficial no prédio da Assembleia Nacional, matando muitos dos oficiais de alto escalão presentes, incluindo o Presidente e membros do parlamento. Como Park Mu-jin é o oficial do governo mais alto deixado vivo, ele se torna o presidente interino relutante por sessenta dias. Enquanto persegue as pessoas responsáveis pela explosão, ele cresce como líder nacional.

Número de episódios: 16

 

  • Honra Teu Nome (2017)

Uma série dinâmica, que alterna entre cenários da Coreia feudal, pré-Segunda Guerra Mundial e anterior à invasão japonesa da Península Coreana, e a Seul (capital da Coreia do Sul) nos tempos atuais. Heo Im é um médico de medicina tradicional coreana do período Joseon, que trabalha na clínica para os pobres durante o dia e ganha uma fortuna fazendo visitas às casas de oficiais do alto escalão à noite.

Ele é famoso por suas excelentes habilidades de acupuntura. Um dia, ele cai em um rio e viaja para os dias modernos de Seul. Lá, ele encontra Choi Yeon-kyung, uma cirurgiã cardiotorácica de um renomado hospital do século 21.  O que pode acontecer quando o tradicional e o moderno se chocam? Assista ao drama para conferir.

Número de episódios: 16

 

  • Uma Segunda Chance (2020)

Uma série que mistura drama e fantasia e conta a história de Cha Yu-Ri, uma mulher que estava grávida quando sofreu um acidente e perdeu a vida. O espírito de Yu-Ri segue acompanhando sua filha e percebe que a garota passa a enxergá-la. Preocupada com a possibilidade da filha se tornar uma vidente e sofrer preconceitos, a mulher desafia as divindades coreanas e recebe um castigo bem quando estava decidida a seguir em frente.

Ela deve voltar a forma humana por 41 horas e passar por um julgamento antes da reencarnação, tendo a oportunidade de continuar a viver, caso retome seu lugar como mãe de Seo Woo. Enquanto isso, seu ex-marido, Jo Gang Hwa, trabalha como cirurgião cardiotorácico, incapaz de operar devido a um trauma que desenvolveu após a morte da esposa e a culpa que sente por ter se apaixonado e casado novamente.

Número de episódios: 16

 

  • Tudo Bem Não Ser Normal (2020)

O título mais recente da lista, é um drama que ainda está em andamento. A Netflix libera semanalmente um episódio novo desta série que já conta com 10 capítulos disponibilizados na plataforma. A trama aborda questões importantes, como saúde mental.

O enredo narra o encontro entre uma escritora de livros infantis e um cuidador de doentes mentais, o que dá início a um jornada de superação dos problemas que os dois viveram.

Número de episódios: 10, até o momento.

 

 

 

Compartilhe:

Veja também: