#FicaADica: Cinco receitas para se aquecer neste inverno

Sindilegis preparou curadoria de pratos de chefs e gastrônomos famosos para que os filiados aproveitem a estação aquecidos e bem alimentados

O inverno chegou derrubando as temperaturas, tornando as noites mais longas e geladas. A estação dura até o dia 22 de setembro e ainda que o clima no país seja majoritariamente tropical, muitas cidades brasileiras sentem os efeitos do frio.  E como poucas coisas aquecem tão bem quanto uma refeição preparada com amor e cuidado, o Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com dicas de receitas de comidas que vão te ajudar a ficar com a barriga cheia e o corpo quente.

  • Risoto de cenoura na pressão com bife da Rita Lobo

 

A chef Rita Lobo, dona do site e canal do YouTube homônimos, Panelinha, promete um prato que parece de restaurante, mas feito rapidamente. Em meio à quarentena, o trabalho fica ainda mais fácil com divisão de tarefas: um cuida do risoto, outro do bife. O risoto, que tem um leve adocicado da cenoura, equilibra o toque picante do molho do bife.

 

A quantidade ensinada serve até duas porções, mas pode ser dobrada para mais pessoas.

 

Nível de dificuldade: fácil

 

Assista ao vídeo da receita neste link!

  • Ossobuco (Chambari) especial da Ana Maria Braga

 

Esta é uma receita da rainha da cozinha brasileira, Ana Maria Braga. A apresentadora da Tv Globo possui seu próprio canal no YouTube desde 2008 e compartilha vídeos de receitas didáticos e fáceis de seguir. O tempo de preparo para este prato é longo e leva mais de um dia para ficar pronto, entretanto o resultado com certeza faz valer o trabalho. Segundo informações do canal, esta receita foi uma das vencedoras do concurso TOP 20 da Ana Maria Braga, um selo de qualidade para gastrônomo nenhum colocar defeito.

 

A quantidade serve até seis pessoas.

Nível de dificuldade: médio

 

Assista ao vídeo da receita neste link! 

  • Nhoque da Paola Carosella

 

A chef e jurada do Master Chef, Paola Carosella é dona de um dos restaurantes mais badalados de São Paulo, o Arturito. Há um mês, Paola iniciou um projeto para um canal no YouTube, em parceria com o diretor Jason Lowe, intitulado “Nossa Cozinha”. A receita é um clássico da culinária italiana e, apesar de sua simplicidade, intimida muitos cozinheiros experientes. Paola Carosella desvenda os segredos para o preparo do prato e dá dicas úteis para quem gosta de se aventurar na cozinha.

 

O tempo de preparo leva até duas horas e a porção, segundo a chef, serve até quatro pessoas “que comem normal” e duas “que comem muito”.

 

Nível de dificuldade: fácil

 

Assista ao vídeo da receita neste link!

 

  • Crêpes Suzette do Erick Jacquin

 

O chef francês que conquistou o Brasil com sua atuação como jurado no televisivo Master Chef compartilha vídeos de suas receitas no YouTube. Irreverente e bem-humorado, Jacquin ensina pratos clássicos da culinária francesa e de outros países também.  A massa leve, junto com o açúcar caramelizado, o toque de acidez na medida do limão e da laranja vão conquistar qualquer um. O crepe é flambado o que confere um espetáculo à parte que vai aquecer as noites de inverno.

 

O tempo de preparo dura cerca de uma hora e meia. A receita serve duas pessoas.

 

Nível de dificuldade: Difícil pois há a necessidade de flambar. Cuidado.

 

Assista ao vídeo da receita neste link!

 

  • Chocolate quente e S’mores do Mohamad Hindi

 

Mohamad Hindi ficou conhecido pelos brasileiros após participar da primeira edição do programa Master Chef Brasil, em 2014. Presença forte nas redes sociais e no YouTube, o chef possui mais de 1 milhão de inscritos em seu canal que está no ar desde 2016, onde é possível conferir uma playlist inteira dedicada às receitas para o inverno. Aqui, o chef ensina dois clássicos dos acampamentos estadunidenses para noites frias: chocolate quente e s’mores, uma sobremesa com marshmallow tostado.

 

O tempo de preparo é curto e a quantidade da receita pode ser adaptada para servir diversas pessoas ou até para porções individuais.

 

Nível de dificuldade: fácil

 

 

Assista ao vídeo da receita neste link!

 

 

Compartilhe:

Veja também: