#FicaADica: Desenvolva suas habilidades manuais com projetos de DIY

Do It Yourself, do inglês ‘faça você mesmo’, é uma modalidade dedicada a produzir, construir ou modificar coisas e projetos sem o auxílio de profissionais

 

Com a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas precisaram se isolar em casa. Nas primeiras semanas, um livro, filme ou uma série de TV bastavam para distrair a cabeça e espantar o tédio. Mas, passados alguns meses nesse contexto, começamos a reparar cantos que precisam de organização, pinturas que necessitam de retoques e outros detalhes que começam a nos incomodar.

Este período de isolamento deu mais visibilidade a perfis na internet dedicados ao movimento maker, defensor do princípio de que qualquer pessoa pode construir, modificar ou reparar coisas sem a necessidade do auxílio direto de profissionais especialistas. É uma retomada da cultura do “faça você mesmo” (ou do it yourself, em inglês, também conhecido como DIY).

Neste #FicaADica, #FicaEmCasa, o Sindilegis listou cinco canais no YouTube com conteúdo para os interessados em colocar a mão na massa e reformar aquele móvel que sempre desejou ou ainda transformar um cômodo na sua casa.

  • Diycore

 

Karla Amadori é uma designer catarinense que comanda o canal do YouTube totalmente dedicado à arte do DIY, Diycore. A youtuber fala de decorações, reformas,  ensina projetos com simplicidade e promete te ajudar a transformar sua casa num verdadeiro lar.

 

 

  • Mania de Decoração

 

A jornalista e designer de interiores Ráisa Guerra é dona do Mania de Decoração, onde compartilha ideias de baixo custo para renovar os ambientes. A influencer também ensina como utilizar ferramentas e dá dicas de materiais para colocar seus projetos em prática.

 

 

  • Maddu Magalhães

 

A artista plástica carioca Maddu Magalhães se tornou uma das maiores referências sobre decoração e designer no YouTube. Maddu também é fã de games, quadrinhos e cultura geek em geral, o que serve como tema para muitos de seus projetos.

 

 

 

  • Organize Sem Frescuras

 

Rafaela Oliveira é uma personal organizer, dona de um canal no YouTube e um blog homônimos, Organize Sem Frescuras. A youtuber é formada em Design de Produto e pós graduada em Design de Interiores.  Em seu canal, Rafaela divide um pouco das suas experiências com a organização e ajuda a todos interessados em colocar a casa em ordem, oferecendo dicas bem bacanas para deixar a casa mais bonita, organizada e sua vida mais prática.

 

 

  • Família DIY

 

Paulo Pina e Débora Vasconcelos são o casal por trás do canal e blog Família DIY. O professor universitário e a estudante de arquitetura produzem um conteúdo diversificado, que ensina desde coisas práticas, como “furar uma parede de porcelanato”, tutoriais de como cuidar de hortas e plantas até dicas de beleza, tudo na pegada maker e com a possibilidade de economizar.

 

 

Compartilhe:

Veja também: