#Ficaadica Saúde: automassagem para relaxar o corpo e acalmar a mente

Confira as dicas de autocuidado para aliviar o estresse e as dores durante a quarentena

O isolamento social para evitar o contágio pelo coronavírus tem causado ansiedade e estresse em muita gente. O corpo sente os efeitos do sedentarismo e do teletrabalho. A pressão psicológica e as preocupações, comuns nesse período, também contribuem para o surgimento de dores. No #Ficaadica, #Ficaemcasa desta semana, o Sindilegis traz dicas de automassagem para relaxar o corpo todo e aliviar a tensão.

A fisioterapeuta e massoterapeuta Raquel Furquim tem utilizado o Instagram para divulgar exercícios de autocuidado. A profissional realiza lives e disponibiliza vídeos na rede social sobre como massagear os pés, a lombar, o rosto e o pescoço em casa. Ela conta que a ideia surgiu na primeira semana de quarentena. “Eu estava muito tensa e com dores de cabeça todos os dias e fiz uma automassagem. No mesmo momento pensei em filmar para que mais pessoas pudessem ver e fazer, pois talvez também estivessem precisando”, afirma.

Para ajudar a controlar ansiedade, a massagem pode ser feita com óleos essenciais de lavanda, sândalo e capim-limão, de acordo com Raquel. A profissional ressalta os benefícios da automassagem. “É um presente que nos damos. Ao fazermos essa pausa para respirar, diminuímos a frequência cardíaca e respiratória, diminuímos o cortisol no sangue, estimulamos a circulação e a eliminação das toxinas, acalmamos a mente e as emoções, liberamos hormônios do bem-estar e estimulamos a imunidade”, explica.

Segundo a terapeuta, o autocuidado é essencial durante o isolamento. “Este momento nos mostrou a necessidade de olhar para dentro, se acolher e se cuidar. O autocuidado é parte da atenção que não dávamos com o estilo de vida que vivíamos. Em dias de confinamento e tantas emoções, precisamos manter nossa saúde física, mental e uma boa relação conosco, para ter uma boa relação com as pessoas com quem convivemos”.