#FicaADica: visite museus de vários países sem sair de casa

Plataforma Google Arts & Culture possibilita fazer tours virtuais em diversas instituições, como o Museu de Arte de São Paulo e até o Louvre, em Paris

Durante o período de isolamento social, museus no Brasil e no restante do mundo tiveram que fechar suas portas.Todavia, os tesouros guardados e expostos nesses locais são preciosos demais para permanecerem longe dos olhos do público, o que acabou motivando diversos estabelecimentos a oferecer uma nova modalidade de visitas: os tours virtuais. Dessa forma, a pandemia tem ensinado muita gente que não é preciso ter dinheiro para mergulhar no universo da arte e saber sobre os artistas mais famosos do mundo.

O Google lançou uma plataforma exclusiva para artes, o Google Arts & Culture. Disponível em desktops e na forma de aplicativos para iOS e Android, o ambiente oferece de forma digitalizada, passeios online por dentro das galerias e também a possibilidade de visualizar obras em alta resolução.

O Sindilegis preparou este #FicaADica, #FicaEmCasa com uma curadoria de tours virtuais de 10 museus de diferentes países para incentivar seus filiados, mesmo com as atuais restrições, a encontrarem maneiras alternativas de expandir o conhecimento artístico e cultural.

Confira as indicações abaixo:

1) Museu do Louvre

O museu mais famoso do mundo é conhecido também por ser a casa da aclamada pintura “Mona Lisa”, de Leonardo DaVinci. O Louvre disponibiliza sete tours virtuais em seu site. Os internautas podem fazer passeios digitais pelos fossos medievais do museu, que originalmente foi construído para ser uma fortaleza. É possível conferir a celebrada coleção de artefatos do Egito Antigo e a Galeria de Apolo, onde se pode ver em detalhes o afresco do teto.

Site do museu.

2) Museu do Palácio de Versalhes

Ainda na França, o suntuoso palácio que foi construído para ser residência do Rei Luís XIV também foi o centro do poder francês por séculos. O museu pode ser explorado virtualmente, tanto através do tour digital oferecido em seu site, quanto na plataforma Google Arts & Culture.

Nos dois casos, os tours são ricos em detalhes, com muita informação sobre a história do palácio, de seus reis e rainhas, e informações sobre as obras de arte que ficam expostas no local.

Site do museu.

3) Museu Britânico de Londres

Sediado em Londres, no Reino Unido, o museu conta com um acervo que representa dois milhões de ano de História, segundo a sua apresentação. Um dos destaques do museu é a Pedra de Rosetta, que contêmo primeiro texto bilíngue egípcio antigo recuperado e que permitiu decifrar os hieróglifos egípcios e, consequentemente, toda a história egípcia antiga.

No blog do museu, a entidade explica as diversas formas de explorar suas galerias sem sair de casa, entre elas, utilizando a plataforma Google Arts & Culture.

Site do museu.

4) Museu do Vaticano

A Cidade do Vaticano é oficialmente o menor país do mundo com uma extensão territorial de 0,44 Km². Entretanto, essa pequena porção de terra possui um dos acervos mais grandiosos, com obras de Bernini, Michelangelo, Rafael e uma infinidade de artistas.

Site do museu.

5) MoMA (Metropolitan Museum of Art)

 

Outra famosa instituição que disponibilizou um tour virtual pela plataforma Google Arts & Culture foi o Museu Metropolitano de Arte, de Nova York.  O MoMA apresenta um panorama das artes modernas e contemporâneas. No tour, é possível navegar por quadros de Cézanne, Gauguin, Van Gogh, Andy Warhool entre outros mestres da pintura.

O museu foi o primeiro do mundo dedicado à era moderna e também disponibiliza parte do seu acervo online, que possui cerca de 82 mil peças de exposições fixas e temporárias.

Site do museu.

6) Museu Frida Kahlo

O Museu Frida Kahlo, também conhecido como A Casa Azul, é um museu na Cidade do México dedicado à vida e à obra da artista mexicana mais famosa no mundo.

Localizada no bairro Colonia del Carmen de Coyoacán, a instituição oferece um passeio virtual que é um verdadeiro mergulho no clima mexicano.

Se você tem curiosidade e quer entender por que a personalidade é tão conhecida no universo artístico,não pode deixar de conferir.

Site do museu.

7) Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca é uma das mais importantes instituições artísticas do país. Localizado no centro de São Paulo, o museu disponibiliza uma tour virtual pelos corredores do museu em que é possível conferir detalhes das obras.  O museu ainda está com uma seleção de vídeos chamada “distância”. Trata-se de uma exposição online com cinco obras audiovisuais da coleção da Pinacoteca.

Além disso, a Pinacoteca, em parceria com o Google Arts & Culture , te permite explorar a exposição virtual sobre o quadro “Mestiço”, do pintor Portinari.

Site do museu.

8) MASP (Museu de Arte de São Paulo)

O Museu de Arte de São Paulo MASP foi fundado em 1947 pelo empresário brasileiro Assis Chateaubriand, e foi o primeiro museu moderno do país.  No tour virtual, é possível conferir os interiores do museu e mais de 1.000 obras que compõem o acervo. Além disso, as mostras “Arte na moda: Coleção MASP Rhodia”, “Arte da Itália: de Rafael a Ticiano”, “Arte do Brasil até 1900”, “Arte da França: de Delacroix a Cézanne”, “Acervo em transformação”, “Histórias da Loucura: Desenho do Juquery” estão disponíveis para visitação online.

Site do museu.

9) MON (Museu Oscar Niemeyer)

Um dos mais jovens da lista, o Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 2002 na cidade de Curitiba, Paraná. A instituição se dedica à exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Seu espaço físico possui cerca de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área expositiva, considerada a maior da América Latina. No passeio virtual, além de conhecer os interiores do museu, é possível conferir mais de 600 itens e  nove mostras, entre elas “Ásia: a terra, os homens, os deuses” e “Irmãos Campana”.

Site do museu.

10) Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã foi inaugurado em 2015, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro. O espaço se propõe a ser um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e as diferentes possibilidades que o futuro reserva.

No tour virtual, é possível conhecer os impressionantes interiores do museu e ainda conferir mais de 1.000 itens e cinco mostras, entre elas “Rios em Extinção”, “A Espécie Mais Perigosa do Planeta”, e “A Beleza Escondida da Matemática”.

Site do museu.

Compartilhe:

Veja também: