Filiado ao Sindilegis lança obra em que propõe uma investigação filosófica sobre a verdade

O Mosteiro São Bento de Brasília será palco na quinta-feira, 18 de agosto, para o evento de lançamento da obra “Pequeno Tratado de Metafísica”, escrito pelo consultor da Câmara e filiado ao Sindilegis Luiz Henrique Cascelli de Azevedo. A temática do livro pode ser sumariada em seu subtítulo: “No itinerário da verdade, a propensão para o ser e o encontro com o Ser”.

“A obra retrata o encontro do autor com a Filosofia e, muito especialmente, com a sua questão fundamental, qual seja a verdade do que somos e do que as coisas são. Assim, busca identificar o que está em todas as coisas, a sua essência, a sua identidade: aqui a questão do ser”, afirma Cascelli, que acrescenta: “Tal tarefa é impulsionada por um sentimento que todo ser humano tem de incompletude, de insatisfação, que move e provoca incessantemente no cotidiano”.

No livro, é possível identificar a influência de grandes pensadores da história da Filosofia: Parmênides, Aristóteles, os céticos (Pirro, Tímon, Sexto Empírico, Enesidemo), Agostinho, Tomás de Aquino, Pierre Hadot, Louis Lavelle, Heidegger, Lorenz B. Puntel, Alasdair MacIntyre, J. Finnis, entre tantos outros.

Completa Cascelli: “Não obstante, a incompletude continua a incomodar: daí o desenvolvimento do conceito de incompletude ontológica, que, para ser saciada, procura, além da racionalidade, empregar toda a integridade do ser humano, em suas diferentes expressões, como a dimensão espiritual, emocional, afetiva, propiciando, enfim, a possibilidade de encontrar com o Ser”.

Saiba mais sobre o autor

Luiz Henrique Cascelli de Azevedo é graduado em Direito e Filosofia, Pós-Graduado em Fenomenologia, Mestre em Direito Público e do Estado, Doutor em Teoria do Direito, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados.

Serviço

Quinta-feira, 18 de agosto de 2022

19h30

Mosteiro São Bento de Brasília / Setor Ermida Dom Bosco – Lago Sul

Compartilhe:

Veja também: