Nesta segunda-feira (14), os filiados ao Sindilegis têm um compromisso importante: eleger os novos membros da Comissão de Ética e Disciplina do Sindicato. A votação será realizada das 10h às 16h, e poderá ser feita de duas maneiras: presencialmente, na sede do Sindilegis, ou virtualmente, pela plataforma Sindilegis Mais.
As regras para votar são as mesmas para todos os filiados, independentemente do canal escolhido para votação — presencial ou virtual; o que muda é apenas o meio pelo qual o voto será registrado.
Todo o processo eleitoral acontecerá via assembleia geral ordinária, que terá início às 10h, e permanecerá em andamento durante todo o período de votação, encerrando-se após a apuração e divulgação dos resultados. Lembrando que a assembleia será realizada pela plataforma Zoom, com transmissão simultânea para o YouTube, no canal oficial do Sindilegis. Para acessar a assembleia, clique aqui.
A apuração e o resultado da votação serão divulgados no mesmo dia, até às 18h.
Conheça os candidatos
Os filiados devem escolher um representante para cada uma das três Casas: Câmara, Senado e TCU. Confira quem são os candidatos:
- Câmara dos Deputados: Ruben Gustavo Hentges.
- Senado Federal: Tomaz de Aquino Pereira Rodrigues e Hamilton Costa.
- Tribunal de Contas da União (TCU): Afonso Velez da Silva e Sérgio Honorato dos Santos.
Para conhecer melhor os candidatos e suas propostas clique aqui.
Reveja o edital de convocação da assembleia de votação aqui.
Como votar?
Para garantir que todos os filiados possam participar desse momento democrático, preparamos um guia prático para orientar o voto virtual.
Quem pode votar?
De acordo com o artigo 49 do Estatuto do Sindilegis, poderão votar os filiados com, no mínimo, um ano de vínculo com o Sindicato. Isso significa que estão aptos a participar da eleição aqueles que se filiaram até o dia 14 de abril de 2024, residentes em Brasília ou em qualquer um dos 26 estados brasileiros. Importante: filiados que residem fora de Brasília só poderão votar virtualmente.
Onde acontecerá a votação virtual?
A votação online será feita exclusivamente pela plataforma Sindilegis Mais, entre 10h e 16h.
Quais dispositivos posso usar para votar?
Você pode acessar a plataforma e votar pelo celular, tablet ou computador.
Como se dará a escolha pelo candidato?
O filiado deve acessar a plataforma Sindilegis Mais e escolher um candidato para cada Casa: um da Câmara, um do Senado e um do TCU. Caso não concorde com nenhum candidato, deverá votar em branco.