Filiados aprovam as contas de 2014, previsão orçamentária para 2015 e mudança estatutária em Assembleia Geral

Por unanimidade, a prestação de contas de 2014 e a gestão da Diretoria do Sindilegis foram aprovadas pelos sindicalizados das três Casas, que compareceram à Assembleia Geral Ordinária realizada nesta segunda-feira (5). O Conselho Fiscal examinou os balancetes mensais e anual, documentação de receitas e despesas do Sindicato no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2014. Os conselheiros elaboraram um parecer pela aprovação das contas, que foi referendado pela Assembleia.
Deve ser ressaltado que quanto ao exercício financeiro de 2014, foram atendidas 90% das recomendações sugeridas pelo Conselho Fiscal no início do ano de 2014 que visam o aperfeiçoamento da gestão do Sindicato até o fim do mandato em 2017. Como exemplo das adequações realizadas, está a discriminação das despesas da Presidência e das Vice-Presidências nos balancetes; a instituição de um fundo de reserva tendo como parâmetro a arrecadação mensal do Sindilegis; definição de um percentual anual para dispêndio com patrocínios a entidades públicas e privadas com apresentação de comprovantes, com prioridade nas ações finalísticas do Sindicato, visando a valorização dos servidores etc.
Além disso, a redução dos gastos foi feita de forma eficiente. De acordo com o parecer do Conselho, “a gestão atual surpreendeu positivamente e colocou em prática a maior parte delas [das recomendações]”.
Para o presidente do Sindicato, Nilton Paixão, esta é a atuação que o filiado merece. “Toda entidade representativa tem de atuar no sentido da transparência, fazer uma gestão austera e voltada para os fins estatutários. É isso que os servidores das três Casas esperam e merecem por depositarem a confiança no nosso Sindicato”, afirmou.
O Conselho Fiscal enumerou ainda alguns pontos importantes para melhorias na atuação da Diretoria nos próximos anos, tais como solução de uso para o 5º andar do Edifício Belvedere e a reedição da campanha publicitária de valorização do servidor nos moldes de 2014 de veiculações na televisão e no rádio.
Outro item da assembleia foi a análise da proposta orçamentária para 2015, a qual foi aprovada pelos filiados presentes. Também foi ratificado que quaisquer despesas acima de R$ 10 mil serão submetidas ao Conselho de Autogestão e à Diretoria Executiva do Sindicato, para impedir gastos desnecessários e garantir ainda mais transparência na atuação no ano de 2015.
A assembleia foi conduzida pelo Presidente Nilton Paixão, e a Mesa composta pelo secretário-geral, Márcio Costa, pelo Diretor Jurídico José Carlos de Matos e pelos membros do Conselho Fiscal, Eduardo Duailibe e Oity Rangel.

Qualidade de vida
Em ampla discussão, os sindicalizados e os membros da diretoria debateram o uso do Fundo Garantidor de Benefícios, que será voltado para investir em benefícios efetivos aos filiados e que melhore a qualidade de vida dos servidores com oferta de bens e serviços, produtos e vantagens. Ficou deliberado que o fundo será vinculado ao núcleo de benefícios, desde que a liberação do uso seja submetida ao Conselho de Autogestão e a Diretoria Executiva do Sindilegis.

Assembleia Geral Extraordinária
No mesmo dia, a categoria aprovou uma alteração no Estatuto do Sindilegis referente aos pensionistas. A mudança visa reconquistar a capacidade jurídica do Sindilegis para atuar em âmbito nacional e garantir maior representatividade dos servidores.
Agora a redação do inciso IV do artigo 10º – anteriormente como inciso III do artigo 9º, passa a ser a seguinte: os titulares de pensões por morte dos servidores poderão se filiar ao Sindilegis como contribuintes beneficiários.
Com relação às expectativas de atuação para 2015, o presidente do Sindicato, Nilton Paixão, foi realista. “Teremos pela frente quatro anos difíceis, em especial 2015. Mas não podemos esmorecer, temos que ter consciência crítica e solidariedade com o país. Todavia não podemos abrir mão dos direitos e garantias dos servidores das três Casas. Teremos a implementação da última etapa de reajuste dos planos de carreira e nós já estamos trabalhando para a feitura de outros três planos, porque ainda existem distorções a serem corrigidas”, declarou.