Funpresp e Sindilegis esclarecem dúvidas de servidores sobre previdência complementar em palestra na Câmara

Nesta quinta-feira (27), o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público da União (Funpresp), Cristiano Heckert, afirmou que há poucas possibilidades de abertura de uma nova janela de migração de regime previdenciário, tendo em vista que a última foi aberta para os servidores em maio de 2022.

A informação foi confirmada na palestra realizada pela Funpresp, em parceria com o Sindilegis, intitulada “Como planejar o seu futuro com mais tranquilidade?”, realizada na Câmara dos Deputados, que buscou discutir a previdência complementar e as possibilidades de uma aposentadoria mais segura e independente para servidores.

Segundo Heckert, a última janela foi muito pleiteada por sindicatos e entidades representativas – o Sindilegis entre elas –, tendo em vista as mudanças impostas pela EC nº 103/19, conhecida como Reforma da Previdência, que trouxe mudanças duras a todos, principalmente aos servidores.

Ainda na ocasião, Heckert realizou uma apresentação com um breve histórico sobre a Funpresp desde a sua criação, em 2013, até os benefícios que os servidores que optarem pelo Fundo terão, como seguro de vida, cashback, crescimento do patrimônio e pagamento do benefício de forma vitalícia.

Pelo Sindilegis, compuseram a mesa o secretário-geral, André Galvão, e o diretor Pedro Mascarenhas. Eles se comprometeram a levar o pedido de nova migração para dentro do Sindicato para, assim, discutirem o que pode ser feito quanto a isso.

Atualmente, a Funpresp conta com 104 mil participantes no total, sendo que mais de 15 mil aderiram em 2022, com a abertura da última janela de migração. Atualmente, mais de 300 servidores já recebem benefícios via Fundo como aposentado ou pensionista. É possível ainda aderir à Funpresp – nesta modalidade, o servidor escolhe a porcentagem com a qual deseja contribuir –, mas não é mais possível migrar do Regime Próprio dos Servidores para o Regime de Previdência Complementar com o fechamento da janela.

Heckert também relembrou que servidores aposentados não podem aderir à Funpresp nem adquirir nenhum produto da Fundação, como seguro de vida.

Para rever a palestra na íntegra clique aqui.

Para conferir a apresentação de Cristiano Heckert acesse aqui.