Futuro do trabalho será tema central do Pensar Brasil

 Pré-candidatos à Presidência apresentarão propostas de governo sobre temáticas relacionadas ao universo do trabalho

Congresso com programação multisetorial será transmitido online nos dias 12 e 13 de maio. Interessados devem garantir participação no site

 

Estimular o pensamento crítico sobre as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do país. Esse é o objetivo do Congresso PENSAR BRASIL – Diálogo sobre trabalho, desenvolvimento e futuro, que acontecerá nos dias 12 e 13 de maio. Convidados, os pré-candidatos à Presidência da República terão espaço para apresentar suas propostas sobre o futuro do trabalho. O caráter propositivo dará o tom do evento, que além de ser realizado em ano eleitoral, terá como resultado uma publicação para subsidiar pautas prioritárias das entidades representativas.

 

A programação multisetorial do Congresso, que terá como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, inclui temáticas que permeiam as discussões no universo do trabalho, com o intuito de debater problemas e construir soluções através da sistematização e produção de material para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas. Interessados poderão acompanhar o evento em tempo real por meio de transmissão online. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em www.pensarbrasil.com.br.

 

Ao longo dos dois dias de palestras, os especialistas irão analisar a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade. A programação inclui assuntos que estão na pauta nacional, como gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo.

 

O empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho, Claudio Scliar, Décio Padilha da Cruz, a ministra Delaíde Alves Miranda Arantes, Esther Dweck, João Augusto Ribeiro Nardes, João Paulo Pacífico estão entre os painelistas confirmados. Também marcarão presença: Luiz Carlos Motta, Luiz Jardim de Moraes Wanderley, Marina Honório de Souza Szapiro, Marta de Freitas, Nelson Machado, Renata Mendes, Ricardo Luiz Tortorella, Sérgio Paulo Gomes Galindo, o deputado federal Israel Batista e a jurista Gabriela Delgado.

 

O PENSAR BRASIL foi idealizado e criado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários-Sp).

 

Legado

‘Pensar Brasil’ também é o título de uma coletânea de artigos acadêmicos e propostas que será entregue pelas entidades organizadoras do evento aos pré-candidatos à Presidência da República e, posteriormente, lançada em formato de publicação. Essa obra será uma espécie de compilado dos painéis e das soluções apontadas para os temas abordados, que será compartilhada com toda a sociedade brasileira.

 

Proteção justrabalhista para divulgadores digitais

No 2º dia do evento será lançado o livro “Plataformas digitais de consumo: perspectivas e desafios de proteção justrabalhista para o divulgador digital”, de autoria de Gabriela Delgado, que é advogada e professora de Direito do Trabalho da Universidade de Brasília (UnB). Trata-se de um trabalho inédito no campo do Direito do Trabalho que apresenta contribuições teóricas relevantes sobre o trabalho em plataformas digitais de consumo e fornece subsídios concretos para atuações profissionais direcionadas à proteção das relações de trabalho de divulgadores digitais, inclusive pela via da negociação coletiva.

 

Sobre o Pensar Brasil

‘PENSAR BRASIL– Diálogo sobre Trabalho, Desenvolvimento e Futuro’ é um congresso inédito que propõe o debate sobre o futuro das relações de trabalho no Brasil. O evento será realizado nos dias 12 e 13 de maio no Museu do Amanhã (RJ) com transmissão online para o público em geral. Entre os convidados, estão os pré-candidatos à Presidência da República, além de nomes como o do empresário e ex-técnico da seleção brasileira de voleibol Bernardinho. A iniciativa tem patrocínio do Sindilegis, Sindjus, Fecomerciários, Fecomércio/RJ, Anffa Sindical, Fonacate, Febrafite, Instituto Conecta e Excola.

 

Serviço

Congresso PENSAR BRASIL

Data: 12 e 13 de maio/2022

Local: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro)

Inscrições: www.pensarbrasil.com.br

 

 

Compartilhe:

Veja também: