Futuros servidores do TCU recebem boas-vindas em evento promovido por Sindilegis e associações do tribunal

Um dia ensolarado, churrasco, música e boas conversas. Foi nesse cenário que no domingo do dia 04/09 Sindilegis, AudTCU, ASTCU e Auditar se uniram para dar as boas-vindas aos futuros servidores do Tribunal de Contas da União. Os futuros auditores, aprovados no concurso realizado este ano, foram recepcionados pelos atuais servidores da Corte de Contas. Quarenta desses aprovados aguardam a nomeação ainda este ano.

O evento contou com a participação dos representantes da Secretaria-Geral da Presidência, da Secretaria-Geral de Administração e da Secretaria-Geral de Controle Externo e da comissão de transição, Frederico Dias, Márcio Albuquerque, Nicola Khoury e Ana Paula Sampaio, respectivamente. Também estiveram presentes integrantes do Sindicato e das associações que apresentaram os benefícios de se tornarem filiados e associados às entidades.

Primeiro a chegar ao evento, Tiago Araújo afirmou que a expectativa e ansiedade para a nomeação são grandes. Ele conta que esse foi o primeiro concurso ao qual se dedicou. “Eu não tinha qualquer contato com o mundo dos concursos. Aí descobri as atribuições do TCU e fiquei apaixonado pelo trabalho. Estou muito alegre com a aprovação e empolgado para começar a atuar. O tribunal tem necessidade de gente nova”, disse.

Laura Cavalcante também disse estar ansiosa pela nomeação. “É muita expectativa e ansiedade. O meu objetivo era trabalhar na área de controle externo e ser aprovada nesse concurso foi uma vitória. Este evento aqui é um reconhecimento importante para nós que nos dedicamos e estudamos tanto”, declarou.

“Estamos aqui hoje para acolher e desejar as boas-vindas aos futuros servidores. A renovação dos quadros do TCU é urgente. Decidimos fazer esse evento antes mesmo da nomeação para que eles já se sintam parte do tribunal”, destacou o presidente da ASTCU, Reginaldo Coutinho. Ele explicou que o propósito do clube e da ASTCU é promover eventos recreativos, desportivos, sociais e culturais, o que proporciona melhoria da qualidade de vida e amplia o senso de pertencimento.

Servidor desde 2015 e diretor de Esportes e Lazer da ASTCU, Rafael Bittencourt disse que é filiado a todas às entidades e ressaltou a importância do engajamento dos futuros integrantes do TCU. “A ideia aqui é acolher os novos servidores. Ao apresentar as associações e o trabalho que realizamos buscamos criar um sentimento de pertencimento”, pontuou.

Magda Helena Tavares, diretora de Assuntos Parlamentares do Sindilegis, por sua vez, ressaltou a importância da atuação do Sindicato na defesa dos servidores e manutenção das conquistas. “Nós realizamos um trabalho incansável para defender o serviço público e os direitos dos servidores. Um exemplo disso é a batalha que nós travamos contra a PEC 32/20, que busca destruir as bases do serviço público”.