Gestão da ASTCU eleita para o biênio 2016/2018 toma posse

Na tarde do dia 15 de julho, os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal eleitos para gerir a ASTCU no biênio 2016/2018 tomaram posse no auditório Arnaldo Prieto, localizado no Tribunal de Contas da União. A solenidade foi conduzida pelo servidor Astrogildo Franco, especialista em Cerimonial e Protocolo, e contou com a participação de dirigentes de entidades representativas, de associados e demais servidores.

Integraram a Mesa Diretiva da cerimônia de posse o então presidente da ASTCU, Alison Souza, o presidente eleito, Regis Machado, o vice-presidente Executivo do Sindilegis para o Senado Federal e presidente da Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe), Petrus Elesbão, o vice-presidente Executivo do Sindilegis para o TCU, Eduardo Dodd, e o diretor parlamentar e jurídico da Auditar e diretor Administrativo do Sindilegis, Dario Corsatto.

A solenidade foi aberta com a leitura do termo de posse pela atual presidente do Conselho Fiscal, Anabe Lopes. Na sequência, Alison Souza empossou o presidente eleito, Regis Machado, e iniciou seu pronunciamento enfatizando que foi uma honra presidir a ASTCU ao longo de quatro anos junto aos diretores. Também destacou as principais medidas adotadas em sua gestão: reforma nas instalações do clube, aumento considerável na quantidade de serviços oferecidos aos associados e, sobretudo, capacidade de empreender em um cenário adverso.

“A Associação saiu de um estado em que não estava mais conseguindo realizar atividades. Hoje, temos ioga, beach tennis, escolinha de futebol, cinco quadras de tênis e duas academias, sendo uma nas dependências do TCU e outra, de crossfit, no clube”, comemorou. Ele ainda salientou a importância de as associações terem se empenhado para unir forças. “Essa integração gerou resultados surpreendentes”, frisou, encerrando suas colocações agradecendo o apoio do Sindilegis, da Auditar e dos associados durante seus dois mandatos.

Ao fazer uso da palavra, Regis Machado enalteceu a atuação do ex-presidente Alison Souza. “Nos últimos quatro anos, o Alison construiu uma união sólida entre as entidades. Ele é o grande responsável por essa sinergia”, reconheceu. Em seguida, Machado ratificou o compromisso da atual gestão de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela ASTCU. “Vamos seguir com o projeto de renovação das estruturas do clube e de oferta de mais serviços aos sócios”, ressaltou.

Ele também anunciou a formalização de um convênio com a Assefe para que os associados da ASTCU utilizem a creche do Senado Federal, referência em Brasília. “Eu e o presidente Petrus Elesbão estamos finalizando conversas para oficializar essa parceria”, informou. Além disso, falou sobre o intuito de realizar pesquisas que irão apontar as demandas dos sócios em relação às atividades oferecidas pela Associação. Para finalizar, agradeceu aos dirigentes presentes, além de Weranice Brasil, presidente da UNA-TCU, e de Evaldo Rocha, presidente da Asap.

Petrus Elesbão salientou que a melhor alternativa é sempre a união e a integração. “Vamos nos unir para que, em um futuro não tão distante, tudo o que aconteça no Senado seja estendido ao TCU e à Câmara dos Deputados. Não será fácil, haverá divergências, mas a meta deve ser mais importante do que as vaidades”, frisou. Ele ainda desejou sorte e serenidade à nova diretoria e disse que a obtenção de resultados favoráveis está atrelada à perseverança.

 

“O que faz um país ser grande não é a sua economia, mas as pessoas que o compõem”, ressaltou Dario Corsatto. Representando a Auditar, ele destacou que o Brasil está passando por um resgate ético proveniente da sociedade civil. “É a grande teia de associações e entidades que, ao ficarem de olho em tudo o que está acontecendo, têm obtido avanços”, ponderou. Segundo Corsatto, é importante participar do trabalho sindical e classista, pois é dessa forma que se transforma um país. Como exemplo, citou o significativo aumento concedido ao TCU a partir de agosto, fruto da união entre as associações, em um trabalho uníssono e desprovido de vaidades.

Para finalizar, parabenizou a nova Diretoria por tomar conta de um patrimônio que é do servidor e disse que nada resiste ao empenho contínuo na construção de novas realidades. E fez um convite aos presentes: “O clube melhorou de forma expressiva, está mais bonito e com um maior número de serviços agregados. Venham visitá-lo”.

Ao fazer uso da palavra, Eduardo Dodd agradeceu a oportunidade de participar da cerimônia de posse representando o Sindilegis. “Tenho um apreço pela ASTCU. Nosso trabalho aqui no Tribunal é duro, difícil e de muita responsabilidade. A Associação nos proporciona leveza e o clube, localizado em uma área privilegiada, nos disponibiliza ótimas atividades de lazer”, avaliou.

Posteriormente, parabenizou a gestão do então presidente Alison Souza, desejou sucesso ao presidente Regis Machado e falou da satisfação em participar da cerimônia de posse com outras entidades. “Falamos muito sobre união, e não há nada que prejudique mais uma instituição do que a falta de consenso e de diálogo. O Sindicato e a Auditar vão continuar ajudando a ASTCU, pois unidos todos ganhamos e as coisas avançam”, arrematou.

 

 

Placas de homenagem

A ASTCU rendeu justa homenagem ao presidente Alison Souza por sua significativa atuação à frente da Associação durante as gestões 2012/2014 e 2014/2016, bem como ao servidor recentemente aposentado, Milson Nascimento, por seu destacado desempenho como presidente da Associação entre 1988 e 1990 – empenhando-se na obtenção do terreno onde foi edificada a sede social do clube – e por cumprir com excelência a missão de zelar pelo bem público. “Para mim, é motivo de muito orgulho receber essa placa de homenagem pelos serviços prestados à associação. Quero estender esse reconhecimento aos membros que compuseram a diretoria no biênio 1988/1990: Antônio Pedro da Rocha, Nazareno Vasconcelos, Rosana Rossi, Afonso Velez, Gilmar Gomes Lira e demais.” Ele também parabenizou a nova gestão, enaltecendo a capacidade empreendedora do presidente Regis Machado.

 

 

Composição da nova diretoria

Presidente: Regis Soares Machado; 1º vice-presidente: Alison Souza; 2º vice-presidente: Renato Arrochella; Diretor administrativo e financeiro: Alberto Leite Câmara; 1º diretor-tesoureiro: Delvan Ferreira; 2º diretor-tesoureiro: Afonso Velez da Silva; 1º diretor-secretário: Wilson Moreno dos Santos; 2º diretor-secretário: Ernesto Vasconcelos Carvalho.

Suplentes da Diretoria Executiva: Ítalo Pinheiro Figueiredo, Milton Batista Júnior, Dario Fava Corsatto, Sandoval Batista da Silva e Getúlio Martins Padilha.

Conselho Fiscal: Anabe Lopes da Silva (Presidente), João Correa da Silva, Manoel Celestino, Ivaldo Pereira de Assis e Abel Rodrigues da Silva; Suplentes: Álvaro Pereira da Silva, Marcos Jansen Pereira e Hiram Alves de Lima.

 

(Jornalista: Milena Abrahão Khoury)

 

Compartilhe:

Veja também: