Gráfica do Senado celebra 55 anos com ação de graças

Gráfica do Senado comemora 55° aniversário com programação religiosa, e conta com o apoio do Sindilegis.

Em meio às máquinas que garantem a impressão de diversas publicações, servidores e convidados se reuniram, nesta quinta-feira (29), para comemorar o 55° aniversário da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado (SEGRAF). Quem esteve presente acompanhou um dia de ação de graças, com missa e culto evangélico, além de participar do coquetel de confraternização, patrocinado pelo Sindilegis.

No início dos anos 1960, o Senado Federal abriu as portas para os robustos equipamentos que iriam evitar atrasos nas publicações oficiais da Casa. Surgia, então, a SEGRAF, que de seu parque gráfico passou a produzir impressões oficiais, técnicas – de leis, estatutos e a Constituição Federal – da atividade legislativa, além de obras do Conselho Editorial, que interessam a pesquisadores e historiadores.

Diretor da Secretaria de Editoração e Publicação, Fabrício Ferrão, falou sobre a importância da gráfica para o Senado Federal. “É um prazer para o Senado, e para o Brasil, ter essa estrutura. São 55 anos levando informação e difundindo conhecimento. É algo muito interessante que vem sendo construído”. Além disso, garantiu que a celebração de aniversário é um momento esperado pelos servidores. “É muito bacana a gente conseguir manter essa celebração, que é organizada pelos colegas com muito boa vontade, de forma muito bem disposta, e que todos anseiam. Aqui estamos celebrando a existência da gráfica, o carinho que temos por ela e projetando, quem sabe, mais 55 anos”, disse.

Durante 43 anos, Flórian Madruga se dedicou ao Senado Federal, e boa parte desse tempo foi vivido nos corredores da gráfica. Com a propriedade de quem conhece cada canto do lugar, ele contou sobre o trabalho. “Eu aprendi, rapidamente, que na gráfica as pessoas trabalham por amor. Sempre foram servidores muito dedicados e conscientes da importância do trabalho da SEGRAF para o Senado Federal, de forma que aqui nós somos quase que uma grande família. A realização desse momento de ação de graças é uma tradição, que já acontece há quase 30 anos. O grupo se reúne e agradece a Deus por mais um ano de trabalho. É um momento que paramos as máquinas e fazemos esse congraçamento entre todos os funcionários”.

Após a missa e o culto de ação de graças, os presentes ainda não se despediram. Era o momento de se unirem para o coquetel de confraternização, patrocinado pelo Sindilegis. Apoiador constante dos aniversários da SEGRAF, o Sindicato recebeu o agradecimento do Coordenador Industrial da Gráfica, Hélio Lopes de Azevedo. “Esse evento de aniversário já tem 30 anos, e nós vamos continuar realizando. É muito importante que a comunidade da gráfica tenha esse momento de fé, agradecimento e de comemoração. E nós agradecemos ao Sindilegis, que todos os anos está conosco, apoiando esse momento e possibilitando a manutenção dessa tradição.  É muito bom, pois esta revertendo a sua arrecadação em benefício dos próprios funcionários do legislativo”, disse.

Participando da celebração, o vice-presidente do Sindilegis, Paulo Zarranz, parabenizou a SEGRAF pelos 55 anos e falou sobre a comemoração. “Parabenizo a gráfica do Senado pelos 55 anos, em que presta um serviço de muita qualidade para o Congresso Nacional. É uma celebração que faz os funcionários se sentirem acolhidos e proporciona um momento muito agradável de confraternização”.