Gráfica do Senado comemora 53 anos de fundação com Santa Missa e Culto de Ação de Graça

A celebração de 53 anos da Secretaria de Editoração e Publicações (SEEP) – um dos setores mais importantes do Senado Federal e reconhecida pelos registros históricos da legislação brasileira – reuniu cerca de 150 servidores ativos, aposentados, pensionistas e diretores durante a Santa Missa e Culto de Ação de Graça no parque industrial da Gráfica nesta quarta-feira (30).

O ritual cristão foi celebrado pelo padre Abdon Dias Guimarães, no período matutino, e pelo pastor Luís Fernando Pires Machado, no vespertino. Nas intenções, eles agradeceram por mais um ano de produtividade do departamento, fizeram uma retrospectiva dos principais trabalhos e pediram bênçãos aos trabalhadores e ao País, que tem vivenciado uma crise político-econômica.

O diretor da SEEP, Florian Madruga, fez um discurso ao final da missa reforçando o papel da Gráfica e surpreendeu a todos ao anunciar a aposentadoria. “A Gráfica do Senado tem prestado relevantes serviços ao Senado Federal e à nação brasileira, imprimindo os trabalhos legislativos do Congresso Nacional. E se renova com a implantação do parque gráfico digital, em substituição progressiva ao sistema de impressão ofsete. Tal mudança é um grande passo tecnológico que vai trazer mais agilidade na impressão dos produtos gráficos, com custo-benefício mais em conta. E fico muito feliz de ter participado dessa evolução. Vou sentir muita saudade”, disse emocionado.

Outra importante ação da Gráfica lembrada pelo diretor é a inclusão social. O sistema de impressão em braile tem reconhecimento nacional e internacional, atendendo os cidadãos deficientes visuais de todo o Brasil.

O Sindilegis e a Assefe apoiaram as comemorações com um coquetel de confraternização. O vice-presidente do Sindicato, Petrus Elesbão, trabalhou durante muitos anos na Gráfica, enfatizou a importante atividade do setor e lembrou com carinho dos momentos que compartilhou com os colegas. “Parte da história legislativa do Brasil foi escrita aqui e a Gráfica sempre contribuiu nesses últimos anos com os registros e testemunhos impressos. Essa celebração já é uma tradição e trabalhei em turnos diversos, onde pude fazer amizades para a vida inteira”, recordou.

Ele disse ainda que o Sindilegis sempre se fará presente nesses eventos e destacou as batalhas para os próximos anos focadas em pautas positivas: “O Sindicato abrange diversas categorias e buscaremos a valorização de todos. O que eu gostaria de desejar aos colegas para o ano que vem é saúde e otimismo. Temos que pensar que vamos vencer essa crise e não desanimar”.