Há 27 anos imprimindo uma histíria de lutas e conquistas

Em 6 de outubro de 1988, nascia o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e Tribunal de Contas da União. Após esta época, os servidores e a sociedade foram profundamente transformados. Em um período em que as garantias sociais e individuais eram restritas, surge um sindicato para atender aos anseios dos servidores e, consequentemente, para lutar pelos valores democráticos do povo brasileiro.

Vivia-se uma onda de mudanças. Os primeiros passos dados pelo Sindilegis visavam dar efetividade aos direitos dos servidores e melhores condições de trabalho que, por um longo período de tempo, foram esquecidos. O Sindicato optara, naquele momento histórico, por ser uma ponte entre as demandas dos filiados e a Administração das três Casas Legislativas. Direitos congelados por décadas começaram a sair do papel.

Os desafios, porém, eram muitos: nossos presidentes sofreram represálias, perdas salariais e cortes de prerrogativas importantes, a fim de continuar trabalhando em prol de uma estrutura sindical fortalecida e em defesa dos servidores.

Era uma dupla tarefa. De um lado, situavam-se as reivindicações dos servidores por uma política salarial mais justa e uma carreira valorizada. Do outro, a realidade de uma Administração nem sempre tão aberta, que forçava, em muitos casos, uma postura mais rígida dos dirigentes do Sindilegis. Houve período de greves. Eram as exigências do momento.

Ao longo desses anos, o Sindilegis foi se desenvolvendo e se tornou uma entidade madura e sólida. O vigor conquistado pelo Sindicato é decorrente das lutas, que não foram poucas, e dos desafios, renovados a cada dia. A evolução do Sindilegis também constituiu um salto de qualidade para a categoria. Vieram importantes vitórias como as conquistas de planos de carreira e gratificações. Houve avanços significativos na luta para correção de injustiças históricas que foram impostas. Houve também um progresso institucional, sempre discutindo com a categoria os rumos a serem tomados.

Por toda história que foi vivenciada pelo Sindilegis, uma palavra chave se impõe: vitória. Fomos vitoriosos porque conquistamos da categoria a confiança para representá-los. Também obtivemos êxito, porque esta confiança não foi frustrada e, hoje, os servidores do Legislativo e do TCU são considerados um dos mais respeitados do País. Mesmo em meio às mudanças pelas quais passou o Sindilegis, o espírito combativo de sempre que norteava a atuação do jovem Sindicato, há 27 anos, permanece a orientar os nossos trabalhos, ainda que os desafios tenham se modificado.

Sindicalizar-se é muito mais do que participar da sua entidade de classe: é exercer sua cidadania, é valorizar sua profissão e seu trabalho, é lutar por seus direitos já conquistados, buscando sempre ampliá-los. Prestes a completar 27 anos de atuação, no dia 6 de outubro deste ano, o Sindilegis novamente reforça que permanece sendo um Sindicato a serviço do Brasil. Tal missão, para nós, constitui uma exigência absoluta na promoção da justiça e de um país mais evoluído.

Esperamos tê-lo junto a nós durante os próximos anos que estão por vir. E a você, servidor, que ainda não veio fazer parte desta história, fica o meu convite: filie-se, participe e garanta que a história do Sindicato que luta por você continue sendo escrita. Você faz parte do Sindilegis!

Diretoria do Sindilegis