Implantação do mídulo administrativo do e-TCU

O Tribunal de Contas da União está implantando um novo módulo do sistema e-TCU, denominado e-TCU/Administrativo. A nova solução permitirá a gestão de documentos e processos eletrônicos da área administrativa. Em 2010 o Tribunal já havia desenvolvido e implantado solução semelhante para os documentos e processos eletrônicos da área de controle externo.

A fim de garantir o pleno funcionamento da nova ferramenta, cuja implantação está prevista para ser concluída até o próximo dia 30 de maio, 32 servidores foram treinados para atuarem como instrutores durante a fase de treinamento e acompanhamento. A turma finalizou o curso na última sexta-feira (11) e, para incentivar essa importante iniciativa, o Sindilegis patrocinou almoço para este grupo.

A plataforma substituirá a solução atual, conhecida como “Mesa de trabalho administrativa”, implantada em 2008 e que permitiu, à época, tornar eletrônicos os processos e documentos físicos. A nova ferramenta unificará os sistemas de gestão de documentos e processos do TCU (áreas controle externo e administrativa), além de permitir a criação do fluxo de trabalho de cada unidade do TCU e a especificação dos tipos de processos administrativos. Estas melhorias trarão maior produtividade à área administrativa, informações gerenciais de melhor qualidade, simplificação do atendimento ao usuário e a manutenção e evolução mais célere do sistema.

Para um dos participantes do curso, o servidor Manuel Celestino de Oliveira, da Secretaria-Geral da Administração, os ganhos com a nova ferramenta serão para todos – servidores e o próprio TCU. “Esse programa nos trará mais mobilidade nos processos de trabalho, irá permitir uma economia processual e, em termos de Tribunal, estaremos à frente de vários órgãos”, assegurou.

Delenda Assunção, Secretária da Seadmin, finalizou o curso para os instrutores dirimindo as demais dúvidas dos servidores. Assunção explicou que os instrutores serão peças-chave neste processo de transição. “Temos um novo sistema repleto de várias funcionalidades que são comuns ao controle externo e à área administrativa. E aqui os instrutores irão atuar para auxiliar os demais servidores”, explicou.

Com a formação da primeira classe, os ciclos de treinamentos têm início no dia 22 de abril para as unidades da sede e no dia 12 de maio nos estados. O treinamento será aberto a todos os servidores da Casa que desejem se capacitar.

A implantação do novo módulo de gestão de processos e documentos é uma parceria das equipes da Secretaria de Planejamento, Métodos e Gestão de Soluções de TI para a Administração (Seadmin/Segedam), Secretaria de Gestão de Sistemas e de Informação para o Controle (Seginf/Segecex) e Secretaria de Soluções de Tecnologia

Compartilhe:

Veja também: