Imprensa brasileira é homenageada em sessão solene no Senado Federal

Leia mais no resumo a seguir:

– Senado realizou uma sessão solene para homenagear a imprensa brasileira pelo Dia da Imprensa.

– O jornal Correio Braziliense, o primeiro da história do Brasil, foi celebrado na ocasião.

– Na ocasião, foi discutida a importância da imprensa para a democracia, os desafios da comunicação e a necessidade de combater as fake news.

O Senado Federal realizou, na tarde desta sexta-feira (2), uma sessão especial para celebrar o Dia da Imprensa. A solenidade ressaltou a importância da imprensa para a democracia, chamou a atenção para o impacto das transformações tecnológicas sobre os meios de informação, apontou os desafios da comunicação e alertou para a necessidade de combater as fake news. Instituído por lei em 1999, o Dia da Imprensa é comemorado em 1º de junho.

A senadora Leila Barros (PDT-DF), requerente da homenagem, destacou o papel fundamental da liberdade de imprensa. “É importante que a imprensa seja livre e independente para que possa existir uma democracia saudável. O passado recente mostrou que, em tempos de incerteza, é essencial uma imprensa forte e capaz de investigar, questionar, criticar, elucidar sem medo ou depender de favor”, afirmou. “A liberdade de imprensa é requisito fundamental em todas as nações democráticas. Precisamos lutar contra qualquer forma de censura ou intimidação”, completou.

Na ocasião, o jornal Correio Braziliense – primeiro da história do Brasil – foi homenageado. Profissionais de diversos veículos de comunicação do DF e de alcance nacional participaram da solenidade.