Iniciativa promove aprendizado sobre tecnologia e garante autonomia digital aos participantes
Nesta quarta-feira (12), o Sindilegis deu início ao curso de inclusão digital destinado a servidores ativos e inativos, efetivos e comissionados que desejam ampliar a familiaridade dos participantes com dispositivos eletrônicos e tecnologias essenciais no dia a dia. No total, os participantes terão quatro aulas, com encerramento previsto para 28 de março.
Durante as aulas, os alunos vêm aprendendo sobre configurações básicas de aparelhos, como salvar contatos, armazenar fotos e utilizar a internet com segurança, além de explorarem aplicativos de comunicação (WhatsApp) e mobilidade urbana (Uber). Com um formato dinâmico, que mesclou teoria e prática, a iniciativa proporcionou um aprendizado interativo e acessível.
A professora Marcela Rocha, mestre em Comunicação e Inovação e responsável por conduzir as aulas, ressaltou a importância da autonomia digital: “O curso é importante por trazer autonomia para as pessoas. Muitas dúvidas dos alunos fazem com que eles dependam muito de parentes e de pessoas próximas. Espero que ao final, todos se sintam mais à vontade para utilizar os seus aparelhos eletrônicos e tenham mais independência.”

Entre os participantes, a satisfação foi unânime. Crescilia Aparecida Vallossi, de 80 anos, destacou a relevância do aprendizado: “Pelos meus 80 anos, acho que o curso veio bem a calhar. Estou me sentindo muito à vontade com o grupo e a professora é simplesmente maravilhosa.” Ana Tereza Lírio Pereira também elogiou a iniciativa do Sindilegis: “Foi muito interessante a iniciativa de um curso de inclusão digital, porque hoje o mundo é digital!”
A diretora de Educação e Cultura do Sindilegis, Erica Ceolin, reforçou o compromisso do Sindicato em promover ações que facilitem a inserção dos servidores no mundo digital: “Acreditamos que a inclusão digital é fundamental para garantir que nossos filiados possam acompanhar as mudanças tecnológicas e usufruir das facilidades que o mundo digital oferece. Nosso objetivo é proporcionar mais independência e qualidade de vida por meio do conhecimento.”
Os alunos que comparecerem a pelo menos 75% das aulas e concluírem todas as atividades práticas receberão um certificado de participação, consolidando seus avanços no domínio das ferramentas digitais. O Sindilegis reforça seu compromisso com a inclusão digital e já estuda novas edições do curso para atender à crescente demanda de servidores interessados em aprimorar seus conhecimentos tecnológicos.
Confira as fotos clicando aqui.