O documentário Quando Elas se Movimentam, produzido pela TV Senado, foi lançado nesta terça-feira (25) no Cine Brasília, encerrando as celebrações do Mês da Mulher e dos 200 anos do Senado Federal. O evento também marcou os 10 anos do Comitê Permanente pela Promoção da Igualdade de Gênero e Raça no Senado. O lançamento contou com o apoio do Sindilegis, reforçando o compromisso da entidade com iniciativas voltadas à justiça social e à equidade.
Dirigido por Susanna Lira, o filme acompanha a trajetória de três mulheres negras que simbolizam força, resistência e superação: a juíza de Direito Antônia Faleiros, a atriz Luana Xavier e a psicóloga Angélica da Silva Pinto. Por meio de suas histórias, o documentário evidencia os desafios enfrentados por mulheres negras para conquistar espaços de protagonismo na sociedade, ao mesmo tempo em que celebra suas vitórias. O documentário, que conta 1h22 de duração, está disponível na Globoplay.
“Eu conto uma história de luta, de superação, de conquista de espaços que não é só minha. É a história de todas as mulheres, principalmente das mulheres pretas, batalhadoras, que para alcançar qualquer espaço precisam ralar muito”, disse a juíza Antônia Faleiros.
A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, ressaltou o simbolismo do lançamento ao final do bicentenário: “Esse foi um ano de comemoração, mas também de reflexão individual e coletiva. Quando elas se movimentam, o mundo muda. O Comitê de Equidade de Gênero e Raça é o reflexo dessa movimentação das mulheres, dos negros e negras, e de todos os grupos minorizados.
Criado em 2015, o Comitê tem promovido ações fundamentais, como o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade, o combate ao racismo, o acolhimento à mãe nutriz e campanhas de enfrentamento ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho. “Desde que aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça, em 2011, o Senado Federal tem se consolidado como referência na adoção de iniciativas voltadas à promoção da igualdade de tratamento e de oportunidades entre todos os seus colaboradores”, afirmou Stella Vaz, coordenadora do Comitê.
O evento contou com presença maciça dos diretores do Sindilegis. Estiveram presentes o presidente, Alison Souza; e os diretores Érica Ceolin, Elisa Bruno, Mônica Ramos e Narciso Mori Jr.