Laranjal do Sindilegis e Sindjus distribui sucos de laranja com rostos de parlamentares para pressioná-los contra a Reforma Administrativa

“Acabou a comida, acabou a bebida, acabou a canja, sobrou pra mim o bagaço da laranja”. A letra é do cantor Zeca Pagodinho, mas também pode ser interpretada como uma verdadeira premonição do que virá por aí caso a PEC 32/20, mais conhecida como Reforma Administrativa, seja aprovada. E é pegando o gancho no conceito de “laranja” que o Sindilegis e o Sindjus-DF lançaram, na manhã dessa terça-feira (19), a campanha “Não seja laranja desta PEC” para endurecer o movimento de resistência contra a proposta.

A ação consiste na distribuição de sucos com nome e foto de parlamentares, como de Bia Kicis (PSL-DF), Darci de Matos (PSD-SC) e Marcel Van Hattem (NOVO-RS), e visa pressionar os deputados a votarem contra a proposta. Na manhã de terça, os deputados que desembarcavam no Aeroporto de Brasília eram recepcionados com as garrafinhas de suco de laranja, além de faixas, panfletos, praguinhas, bandeiras e muita gritaria e pressão. E a manifestação não ficou só em Brasília: 16 capitais do país, como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, também realizaram protestos em seus respectivos aeroportos. À tarde, a distribuição seguiu em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados, onde 200 garrafas com suco de laranja foram entregues para quem transitava pelo local.

Laranjada se estendeu para outros pontos

Os manifestantes estiveram divididos em vários pontos. Além dos aeroportos, carros de som circularam durante a manhã pelas quadras residenciais dos deputados tocando “Barões da Rachadinha”, enquanto outro grupo se manifestou em frente à residência oficial da Presidência da Câmara. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), inclusive, se queixou do barulho.

Diretora do Sindilegis Magda Helena apresenta campanha para manifestantes e entidades.

Já nesta quarta-feira (20), o dia começou com o mais puro suco de laranja, desta vez nas Superquadras 202 e 302 – locais onde está concentrado um grande número de residências oficiais dos parlamentares. Com muito batuque, carro de som, faixas, bandeira e, claro, garrafinhas de suco de laranja, o Sindilegis e Sindjus distribuíram o suco para quem transitava no local. Muitos deputados foram abordados, como José Guimarães (PT-CE), José Nelto (Podemos-GO), Felício Laterça (PSL-RJ) e Marcelo Freitas (PSL-MG).

À tarde, a manifestação segue curso para o Anexo II, onde serão distribuídas 500 garrafinhas de suco de laranja. “É necessário que todos tenham consciência que essa PEC é o marco regulatório da corrupção e que os parlamentares se tornarão ‘laranjas’ ao terem os seus nomes associados à reforma que propõe o desmonte do serviço público”, explica o presidente do Sindilegis, Alison Souza.