Liga do Bem soma forças com Sindilegis e SindiEnfermeiros-DF em prol dos profissionais de saúde do DF

Doação de capotes cirúrgicos foi viabilizada por ação do grupo de voluntários do Senado Federal, que conta com apoio do Sindicato

A pandemia de Covid-19 ainda não acabou. Apenas na última segunda-feira (26), o Distrito Federal registrou mais nove mortes e 712 novas infecções pelo coronavírus, de acordo com dados da Secretária de Saúde do DF (SES-DF). Diante desse difícil cenário, a Liga do Bem do Senado Federal se uniu ao Sindilegis e ao SindiEnfermeiros-DF para formar uma verdadeira corrente de solidariedade e doou 720 capotes (aventais cirúrgicos) que serão destinados a profissionais que atuam no front da pandemia.

A entrega foi realizada nessa segunda-feira (26) e reuniu a coordenadora do grupo de voluntários do Senado, a servidora Patrícia Seixas; as diretoras do Sindilegis Fátima Mosqueira e Magda Helena; e o secretário-geral do Sindicato dos Enfermeiros do DF, Jorge Henrique Sousa.

Os efeitos gerados pela crise social e sanitária são sentidos, principalmente, pela população mais economicamente vulnerável e entre os profissionais de saúde que encaram rotinas exaustivas em que dão tudo de si para cuidar dos outros.

“Os servidores estão exaustos. Trabalham há mais de um ano, muitos sem férias e sem previsão para o fim desta pandemia. A situação ainda é grave”, refletiu o secretário-geral do SindiEnfermeiros-DF.

Para a diretora Fátima Mosqueira, a ação marca um reconhecimento, mais do que merecido, do Sindilegis em relação a todo o esforço empreendido contra a doença que já matou mais de 9.500 pessoas em Brasília. “A situação seria ainda pior se não fossem os profissionais que vão para a frente de batalha, mesmo se colocando em risco, para garantir que não falte ar à população”, disse. A diretora Magda Helana complementou: “Estamos com vocês! Contem conosco”.

Os capotes doados são frutos do projeto “Produções do Bem”, da Liga do Bem – grupo de voluntários do Senado Federal que conta com a parceria do Sindilegis. Eles foram produzidos à mão por dezenas de costureiras, profissionais e amadoras, que doam seu tempo na esperança de contribuir.

O grupo não aceita doações em dinheiro, mas a coordenadora explica que existem muitas outras formas de ajudar: “Além desta ação, temos outras em desenvolvimento e ativas. Seguimos com o ‘Paredes do Bem’ para aquecer as residências de pessoas vulneráveis e com a produção de mantas térmicas para distribuirmos para quem se encontra em situação de rua. Quem quiser somar com os projetos desenvolvidos pela Liga do Bem pode nos procurar pelas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook. Também dispomos do e-mail [email protected]”.